Internacional Titulo
Zarqawi reitera determinação de continuar a 'guerra santa' no Iraque
Da AFP
06/07/2005 | 09:22
Compartilhar notícia


O líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Mussab al-Zarqawi, se declarou determinado a continuar a jihad (guerra santa) e anunciou a formação de uma brigada antixiita, em uma nova gravação atribuída a ele e divulgada pela Internet.

"Tudo o que desejamos é obter a vitória no Iraque, para seguir depois a Beit Al-Maqdes (Jerusalém)", afirma a voz atribuída a Zarqawi nesta nova gravação, cuja autenticidade não pôde ser comprovada.

"O inimigo vive seus piores dias na terra da Mesopotâmia, a ponto de um membro do Congresso (americano) ter declarado que os Estados Unidos estão perdendo a guerra no Iraque", acrescenta a mensagem.

"Alguns querem deter nossa jihad na Mesopotâmia", prossegue, numa referência às informações recentes da imprensa sobre contatos entre a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá e a guerrilha iraquiana, em particular alguns grupos vinculados à Al Qaeda, na perspectiva de deter a rebelião.

A mensagem também ataca os líderes religiosos islâmicos não combatentes. "Até quando os ulemás ficarão à margem dos campos da jihad, para só dar opiniões e fazer recomendações, sem conhecer a realidade que vive a nação?", pergunta a voz.

Além disso, lamentou que alguns apresentem "uma classificação sem precedente da jihad no Iraque, dividindo a resistência em duas categorias: uma honrosa que combate os ocupantes infiéis e uma não honrosa que combate os iraquianos sejam quais forem".

"A este respeito, anunciamos a formação, dentro da Organização Al Qaeda na Mesopotâmia, de uma brigada militar que batizamos de Brigada Omar. Esta brigada tem o objetivo de extirpar os símbolos e os quadros da brigada da traição, a de Badr", acrescenta a mensagem.

A Brigada Badr é a milícia de um dos principais partidos xiitas iraquianos, o Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque (CSRII), que oficialmente se transformou em movimento político sob o nome de Organização Badr.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;