Internacional Titulo
Achado esqueleto de roedor gigante de 8 milhoes de anos
Do Diário do Grande ABC
06/06/2000 | 16:20
Compartilhar notícia


O esqueleto completo de um roedor gigante de oito milhoes de anos, que pesava 500 quilos e media três metros de comprimento por 1,30 de altura, foi encontrado na Venezuela, na localidade de Urumaco, a 400 kms ao oeste de Caracas. O nome científico do animal é Phoberomys pattersonii, um roedor semelhante a um espécime típico dos rios de planície da Venezuela.

O achado é ainda mais importante porque os únicos restos anteriores encontrados desse animal eram ``molares mal preservados', como explicou o zoólogo Orangel Aguilera, que participou da expediçao. A descoberta aponta elementos que apoiam a hipótese da existência do rio Paleo-Orinoco-Amazonas, um grande rio de planície que correria paralelo à cordilheira dos Andes e desembocaria no mar do Caribe, precisamente na altura de Urumaco.

``Os espécimes da fauna encontrados em Urumaco, uma zona árida, sao do mesmo período e muito semelhantes aos que foram encontrados em uma regiao do Acre, fronteira de Brasil com Peru, que hoje é uma selva tropical. Isso fortalece a hipótese do Paleo-Orinoco-Amazonas', disse Aguilera.

Além do roedor, foram encontrados esqueletos de crocodilos, de gaviais (animal semelhante ao crocodilo, mas com o focinho mais longo e estreito) e crânios de bagres que coincidem com crânios de bagres descobertos no Brasil e outros crânios descobertos na fronteira de Peru e Brasil, na regiao do Acre.

O esqueleto do roedor foi levado ao Museu Paleontológico de Coro, onde há um centro de pesquisas de arqueologia, antropologia e paleontologia. O achado será submetido a uma micropaleontologia para determinar com exatidao a idade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;