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Perua com jeitão de sedã de luxo
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
29/02/2012 | 07:00
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Marina Brandão/DGABC


Paralelamente à sétima geração do Passat, a Volkswagen importa da Alemanha a Passat Variant, station wagon que, no Brasil, concorre no restrito segmento de peruas de luxo e custa R$ 128.950. 
A exemplo do sedã, a Variant traz embaixo do capô o motor 2.0 16 válvulas TSI movido a gasolina, que apresentou evolução em relação ao bloco anterior e agora desenvolve 211 cv - antes 200 cv. O torque máximo (de 28,5 mkgf) já é disponível aos 1.700 rpm, isso significa respostas sempre prontas do motor. 
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,7 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. O resultado é mérito da injeção direta superalimentada por turbo. 
Aliada ao bloco, está a suave transmissão automática DSG de seis velocidades, que rende performance bastante satisfatória. Vale dizer que as trocas de relações também podem ser realizadas manualmente por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante, o que garante toque mais esportivo.
O trabalho das suspensões proporciona boa dose de conforto aos cinco ocupantes. Segundo a marca, na parte traseira, o componente é isolado do restante do carro por sub-estruturas. Com esse conjunto mecânico, além do bom desempenho, a perua abusa do silêncio a bordo, características dignas de qualquer sedã de luxo e, claro, primordiais para um veículo familiar.
POR FORADesde sua primeira geração, em 1973, o Passat já apresentou diversas faces e pendeu para os mais variados apelos visuais. Mas no modelo em questão, lançado em maio, a principal característica é a imponência. Mesmo seguindo o padrão de design da marca - com visual da dianteira comum a outros exemplares da VW - a elegância do conjunto, frisada pelos faróis de LED, grade com quatro filetes cromados e rodas de 17 polegadas, tornam difícil passar despercebido pelas ruas.
HABITÁCULOPor dentro, mesmo sem adotar grandes mudanças em relação à versão anterior, o novo material que reveste a cabine é mais sensível ao toque e a mescla entre o preto e o tom prateado do acabamento em alumínio escovado dão a plena sensação de capricho e luxo - palavras de ordem na Variant, que traz o opcional teto solar panorâmico por (salgados) R$ 6.710. De série, o modelo conta, entre outros itens, com trio elétrico, ar-condicionado de duas zonas e saídas traseiras, regulagem de altura e profundidade para o volante, CD player com tela touch screen e bluetooth com comando de voz. Há entrada auxiliar para fonte de áudio externo, mas faltou a entrada USB. Mesmo assim, é um pacote bastante atraente para quem procura um carro completo.
Ponto também para a direção elétrica, extremamente macia em baixas rotações e firme em altas. Isso torna fácil manobrar o veículo de 4,77 metros de comprimento. Nessa hora, o motorista também conta com câmera de ré e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Lá atrás também está o porta-malas, que comporta até 513 litros de bagagem. A tampa pode ser aberta por um simples toque na chave e fechada ao clique de um botão na parte inferior da tampa traseira.
Recheado de segurança
Dotado de sistemas de segurança já comuns aos olhos do público como air bags (seis no total), freios antitravamento e controles de estabilidade e de tração, entre outros, o Passat inova com vários truques eletrônicos para não deixar o motorista na mão no momento da necessidade.
Freio eletrônico de estacionamento e assistente de partida em subidas estão na lista, mas ainda fazem parte do básico em se tratando do Passat de sétima geração. Comum também à versão sedã, a station wagon oferece o sistema de detecção de fadiga, que capta o comportamento do motorista e o avisa que é hora de descansar por meio de sinais auditivos e visuais. 
O opcional ACC (Adaptive Cruise Control, ou controlador de velocidade e distância) com Front Assist e Função de Frenagem de Emergência urbana (R$ 5.925) praticamente faz todo o trabalho do motorista. A exemplo dos primos (leia-se alguns modelos Audi), além de acelerar e desacelerar o automóvel, o trabalho conjunto das tecnologias permite programar a distância segura do veículo à frente. Caso detecte perigo de colisão, o carro freia sozinho. 
Outro item opcional é a segunda geração do Park Assist. Por R$ 2.170 o proprietário da Passat Variant pode contar com o sistema de estacionamento automático, ou seja, extinguir a preocupação de manobrar o carro no shopping, no supermercado ou mesmo nas ruas - o auxílio serve para vagas paralelas e perpendiculares, basta apertar um botão no console central e controlar freio e acelerador.




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