Internacional Titulo
Advogado de Saddam Hussein desmente greve de fome do cliente
Por Da AFP
12/02/2006 | 11:47
Compartilhar notícia


O advogado de Saddam Hussein, Khalil al-Dulaimi, negou neste domingo que seu cliente tenha a intenção de iniciar uma greve de fome, como havia anunciado mais cedo outro integrante da equipe de defesa.

"As informações sobre uma greve de fome do presidente (deposto) e de seus colaboradores não têm fundamento", disse Dulaimi, chefe da equipe de defesa do ex-ditador iraquiano.

"A greve de fome é a arma dos fracos e o presidente legítimo do Iraque ainda é forte", concluiu Dulaimi.

Mais cedo, o advogado jordaniano Zyad Najdaoui anunciou que Saddam Hussein e os sete co-acusados haviam decidido declarar-se em greve de fome como forma de protesto à decisão do Alto Tribunal iraquiano de obrigá-los a comparecer ao julgamento, que será reiniciado na segunda-feira.

"O presidente (deposto) e seus colegas decidiram realizar uma greve de fome para protestar contra as tentativas do tribunal de forçá-los a comparecer", disse Najdaoui, sem precisar o início da mesma.

O julgamento de Saddam Hussein deve ser retomado na segunda-feira. Ele é acusado, ao lado de sete colaboradores, da matança de 148 pessoas após uma tentativa de atentado contra o comboio presidencial em 1982 na cidade de Dujail, ao norte de Bagdá.

A última audiência do processo aconteceu no dia 2 de fevereiro sem a presença dos oito acusados e de seus advogados. A defesa exigia a saída do juiz Rauf Rachid Abdel Rahman como condição para retornar.

O comitê de defesa de Saddam Hussein anunciou em 6 de fevereiro a suspensão de todo contato com o Alto Tribunal Penal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;