Nacional Titulo
Fiocruz vai produzir vacinas contra rubéola e caxumba
Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 19:07
Compartilhar notícia


A Fundaçao Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai produzir vacinas contra rubéola e caxumba. As doses serao produzidas no Complexo Tecnológico de Vacinas, cuja obra deve ser concluída em três anos.

A fabricaçao das vacinas vai permitir que Fundaçao Nacional de Saúde (Funasa) suspenda a importaçao de doses de tríplice viral que imuniza contra sarampo rubéola e caxumba. Para a campanha de vacinaçao deste ano, a Funasa encomendou dez milhoes de doses da vacina. A Fiocruz produz vacina contra sarampo há 20 anos.

Segundo o vice-presidente de Tecnologia da fundaçao, Akira Homma, a obra para ampliaçao do complexo tecnológico está em fase de licitaçao e tem custo previsto de R$ 30 milhoes.

"O dinheiro investido vem de recursos da própria fundaçao", afirmou. "A produçao das vacinas de rubéola e caxumba vai suprir as demandas do Ministério da Saúde".

No laboratório de vacinas bacterianas - outra ala do complexo, que deve ser concluída em um ano - os técnicos da Fiocruz fabricarao vacina que imuniza contra a bactéria Haemophilus influenza do tipo B - responsável por 30% dos casos de meningite em crianças. "Os recursos já estao definidos no orçamento e o governo nao está atrasando a liberaçao dos recursos", disse Homma.

A Fiocruz produz cerca de 100 milhoes de doses de vacinas por ano contra sarampo, pólio, febre amarela e meningite menincocócica, além de cerca de 50 tipos de kits laboratoriais para diagnóstico de doenças como hepatite B, leishmaniose, malária, dengue e Aids.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;