Economia Titulo
Governo vai realizar mais um leilao de álcool
Do Diário do Grande ABC
10/03/2000 | 13:54
Compartilhar notícia


O governo decidiu realizar mais uma oferta de 60 milhoes de litros de álcool combustível no próximo dia 16, apesar de os preços do produto já estarem estáveis no mercado. Este será o sexto leilao a ser realizado desde o final do ano passado, com uma oferta total de 360 milhoes de litros de álcool dos estoques da Petrobras.

Os 60 milhoes de litros de álcool que serao vendidos por meio de leilao eletrônico do Banco do Brasil, estao estocados nas seguintes praças: Rio de Janeiro (10 mil litros em Duque de Caxias); Minas Gerais ( 12 mil litros em Betim); Sao Paulo (9 mil litros em Paulínea; 9 mil litros em Guarulhos; 5 mil litros em Utinga; 6 mil litros em Ourinhos; 2 mil litros em Barueri e 3 mil litros em Bauru); e Brasília, com 4 mil litros.

O Conselho Interministerial do Açúcar e do Alcool (Cima) ainda nao decidiu se este será o último leilao a ser realizado. O ministro da Agricultura, Marcos Pratini de Moraes, informou que na próxima semana os técnicos farao uma análise do mercado e do comportamento dos preços para que os secretários-executivos que integram o Cima tomem a decisao.

O governo começou a realizar os leiloes de álcool no dia 9 de dezembro do ano passado para conter a elevaçao de preços praticada pelas distribuidoras. Na ocasiao, os preços foram elevados, em parte, para compensar o fim do subsídio de R$ 0,45 por litro que o governo pagava aos produtores e que foi extinto em primeiro de novembro do ano passado.

Além disso, o recolhimento do ICMS , que era feito pelas distribuidoras, passou a ser feito diretamente pelos produtores. Isso fez com que as grandes distribuidoras, que vinham reduzindo suas margens para competir com as revendedoras menores que nao recolhiam o ICMS, amparadas por liminares que obtiveram na Justiça, voltassem a recompor suas margens de lucro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;