Internacional Titulo
Líder zapatista é comparado com deus maia
Das Agências
01/03/2001 | 11:12
Compartilhar notícia


Marcos, líder da guerrilha indígena zapatista, completou a quarta etapa da caravana zapatista que marcha até a cidade do México para impulsionar a aprovação de uma lei de direitos e cultura dos povos indígenas nesta quarta-feira.

Seus simpatizantes o compararam ao deus pré-hispânico, Quetzatlcoatl, branco e barbado, também conhecido como 'a Serpente Emplumada'.

A comparação com o 'Senhor da Vida' para vários antigos povos do México, ao qual os maias chamavam KukulKan, se deu depois que, na cidade de Tlaxcala, um grupo de simpatizantes do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) distribuiu um texto falando de ambos personagens.

Conta a lenda que 'esse homem era branco (como Marcos), barbado, sua pele tinha cor de barro. Ele se tornou viciado, um dia, estava em um lugar sagrado, cometeu o sacrilégio de tomar pulque (bebida embriagante autóctone), se sentiu indigno, caminhou sempre para o Oriente' (Chiapas, onde opera a guerrilha indígena mexicana) e 'prometeu voltar algum dia, para redimir minha raça, meu povo'.

Os integrantes da Coalizão de Operários Camponeses e Estudantes de Calculalpán (Estado de Hidalgo), sem mencionar Marcos, dizem em seu texto: 'Bem-vindo Quetzatcoatl a esta tua terra, que trouxestes parte de tualinda plumagem de quetzal convertido em cavaleiros-tigre (antigos guerreiros), em cavaleiros-águia, em xochiquetzalli. Bem-vindo a estas terras'. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;