Internacional Titulo
Aviao norte-americano é derrubado na Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
28/03/1999 | 17:43
Compartilhar notícia


Um aviao americano F-117A foi derrubado neste domingo na Iugoslávia, mas o piloto foi resgatado, informou um funcionário do Departamento de Defensa.

A confirmaçao da derrubada do primeiro aparelho da OTAN nos ataques à Iugoslávia, sem detalhes, foi feita horas depois que a Sérvia anunciou que tinha abatido o aviao, conhecido por sua capacidade de escapar dos radares.

O presidente Bill Clinton elogiou o piloto e a equipe de resgate e afirmou que a operaçao da OTAN contra a Iugoslávia ``continuará conforme o planejado'.

As primeiras notícias sobre a derrubada do aviao foram dadas pela televisao sérvia, que mostrou um vídeo dos destroços do aparelho. Horas depois, um funcionário da base da força aérea em Hollowon, no Novo México, onde ficam estacionados os F-117, disse que um dos aparelhos nao retornara. A força aérea americana tem 54 avioes F-117, no valor de 45 milhoes de dólares cada um.

Devido aos riscos da operaçao de ataques à Iugoslávia, o Pentágono mandou diversas equipes de busca e resgate à regiao, inclusive a 24ªUnidade Expedicionária dos Fuzileiros Navais, cujos efetivos resgataram o capitao Scott O'Grady quando ele foi derrubado sobre a Bósnia em 1995.

Resgatar um piloto na Iugoslávia poderia ser difícil devido ao forte sistema de defesa antiaérea da Sérvia, disse um funcionário da Força Aérea, que nao quis ser identificado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;