Turismo Titulo
Pelos Gêiseres del Tatio
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
12/08/2010 | 07:08
Compartilhar notícia



O ponto mais desafiador do Deserto do Atacama é o El Tatio, a 4.300 metros de altitude. Seus famosos gêiseres só são visíveis em sua magnitude durante o amanhecer e algumas horas depois. Por isso, os passeios para o local saem no meio da madrugada de San Pedro de Atacama para chegar ao local por volta das 6h. El Tatio é terrivelmente frio antes do sol aparecer. Durante minha visita, experimentei 15°C negativos e sensação térmica de -30°C, a temperatura mais baixa da minha vida.

Não deixe de se agasalhar para visitar os gêiseres e não visite logo no primeiro dia sem antes se aclimatar. A escolha do look exige certo preparo. A roupa precisa ser quente o suficiente e ter boa ventilação para que o suor não fique próximo da pele e cause ainda mais frio. O sistema de camadas é o mais indicado. Comece usando uma segunda pele com materiais que favorecem a eliminação da transpiração e se aqueça com conjuntos de fleece. Adicione calça jeans, meias confortáveis, botas, blusa de lã e uma jaqueta corta-vento do tipo alpaca, que aquece e faz pouco volume na mala.

A água submetida à alta pressão busca saída na superfície por meio de fissuras na crosta terrestre, alcançando temperatura de 85ºC. Logo que entra em contato com a superfície, a água congela. Ao despontar os primeiros raios de sol, as fumarolas alcançam até 10 metros de altura.

Algumas horas depois, já com a paisagem sem tanta fumaça dos gêiseres, a temperatura começa a subir encorajando alguns aventureiros a mergulhar na piscina termal do campo de gêiseres com temperatura da água variando entre 32°C e 36°C.

 
Termas de Puritama
Aproveitando as águas quentes do Rio Puritama, um hotel construiu oito piscinas termais unidas por passarelas de madeira. A 33 quilômetros de San Pedro, na mesma estrada que segue para o El Tatio, em um terreno de 7.500 hectares, encontram-se as Termas de Puritama. Elas ficam a 3.500 metros de altitude, no fundo de uma grande quebrada, onde aflora a água termal do Rio Puritama, que significa ‘água quente' em Kunza, língua tradicional atacamenha.

O contato com as águas a 32ºC de temperatura é uma experiência revitalizante, tanto para o corpo quanto para o espírito. Um banho pelas minicachoeiras é mais do que revigorante.
Essa é mais uma opção de passeio onde as temperaturas extremas se encontram. O local é de aproximadamente 10ºC. Já dentro d'água, torna-se difícil pensar em sair das piscinas e subir a ladeira de um quilômetro até o estacionamento.

As termas são abertas ao público e o dinheiro arrecadado com os ingressos (cerca de R$ 35 por pessoa) é convertido em benefícios para a comunidade atacamenha. ES

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;