Automóveis Titulo
Peugeot lança carro-conceito Féline
Clarice Brandao
Da Redaçao
14/03/2000 | 16:51
Compartilhar notícia


O século XXI está presente em todos os parafusos do precioso lançamento da Peugeot derivado do 607, o carro-conceito Féline. O esportivo fez sua estréia no Salao de Genebra, que acabou na semana passada, acompanhado do também conceito Paladine, limusine da família 607.

A primeira impressao é empolgante. O capô baixo do Féline joga os faróis dianteiros ainda mais para cima dos pára-lamas dianteiros, evidenciando a entrada de ar rasgada na saia dianteira do estiloso roadster. O teto em forma de bolha transparente complementa sua contemporaneidade, trazendo para dentro do habitáculo o mundo que gira em torno do veículo.

Sua concepçao é a de um esportivo musculoso, com capô em grandes dimensoes e um habitáculo voluntariamente recuado, preparado para dois passageiros.

A cobertura do teto é uma atraçao à parte: uma bolha atérmica, que integra um pára-brisa hidrófobo, portas sem vidros laterais e um óculo traseiro deslizante. Essa abertura pode ser escamoteada com uma simples rotaçao, de modo a transformar o veículo em um conversível.

O Féline nao é grandioso apenas por seu design. Como todo bom esportivo, o roadster vem com o motor à frente, longitudinalmente, desenvolvendo 210 cv por conta dos seis cilindros em V, e caixa de transmissao mecânica de cinco velocidades.

Se em números absolutos a potência máxima já é considerável, chega a dar calafrios quando se leva em conta a leveza do veículo: apenas 875 kg, distribuídos em 4,07 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,19 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,58 m - o que reforça seu caráter dinâmico.

Seu baixo peso pode ser creditado ao carbono empregado na carroceria, sendo que o conjunto mecânico vem diretamente fixado na estrutura. A engenharia aplicada à suspensao dianteira é inédita, com triângulo duplo e elemento oscilante.

Na traseira, foi posicionada uma barra deformável. As rodas de liga leve recebem pneus Michelin Pax de grande diâmetro (730 mm), com largura de banda de 245 mm.

O sistema de luzes dos faróis é patenteado da Peugeot: prismas móveis acompanham os movimentos das rodas, o ângulo e a velocidade de esterçamento do volante e a velocidade do veículo. A alimentaçao se dá por fibras óticas, o que permite faróis com dimensoes muito menores do que unidades semelhantes em poder de iluminaçao.

Paladine - A limusine Paladine 607, com 5 m de comprimento tem seu mistério localizado no teto. Trata-se de um teto rígido escamoteável e parcialmente translúcido por ter estrutura em aço e vidro. Apesar disso, um comando simples permite dobrar a metade traseira transparente e comandar a abertura, fazendo com que o veículo passe a ser conversível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;