Economia Titulo
Opep deve manter cota de produção
Da AFP
02/12/2004 | 11:38
Compartilhar notícia


A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) deve manter sem alterações suas cotas de produção na próxima reunião do dia 10 de dezembro no Cairo (Egito), deram a entender nesta quinta-feira dois se seus dirigentes.

"Há pouca possibilidade de que se baixe a produção... tudo o que podemos fazer é manter a cota atual", declarou o dirigente da Opep e secretário-geral da entidade, Maizar Rahman, em Manila. "Uma queda na produção seria psicologicamente negativa para o mercado", acrescentou. "A Opep não quer dar más notícias ao mercado", explicou.

Em Jacarta, o presidente da Opep, Purnomo Yusgiantoro, afirmou que "no curso do primeiro trimestre (2005) os preços vão seguir altos, porque nossa produção excedente foi reduzida entre 1 e 1,5 milhão de barris dia (mbd)". A atual cota de produção da Opep foi fixada em 27 mbd (exceto pelo Iraque).

A Opep espera uma queda na demanda mundial de petróleo a partir do segundo trimestre de 2005, ainda segundo Rahman. "A produção real da Opep (exceto Iraque) deveria chegar a 28 mbd no primeiro trimestre de 2005, antes de baixar para 27 mbd no segundo", frisou.

Perguntado sobre uma próxima queda nas cotações do petróleo, Rahman se limitou a dizer: "Não, os preços seguirão altos". No entanto, reafirmou que entre US$ 10 e 15 do preço total do barril se deve a fatores não essenciais como a especulação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;