D+ Titulo
Deu sopa!
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
20/07/2008 | 07:39
Compartilhar notícia
Reprodução


Nada melhor do que uma sopa quentinha para se aquecer neste inverno. Saudáveis e fáceis de fazer, elas são práticas e não tomam muito tempo.

A culinarista Maria Antonia Begliomini explica que para preparar uma boa sopa a principal dica é usar a criatividade. "Um pedaço de carne e dois legumes diferentes são suficientes", afirma a especialista.

Diversos tipos de verduras, legumes e raízes podem ser utilizados. Alguns exemplos são batata, cenoura, cará, beterraba, mandioquinha, inhame, mandioca, abóbora, espinafre, escarola, cebola, couve, alho-poró e chuchu, entre outros. Os grãos também são muito bem-vindos, como o feijão, a lentilha, a ervilha e grão-de-bico.

O importante é ficar atento para sempre utilizar ingredientes frescos, saborosos e que combinem entre si.

"Não é necessário sair às compras toda vez que quiser preparar um prato de sopa. Dá para inventar delícias com o que se tem na geladeira", afirma a culinarista.

O restinho de feijão da panela e sobras de carne também são algumas dicas de ingredientes, além de evitar assim o desperdício de alimentos.
Para quem não está preocupado com as calorias, o creme de leite pode incrementar as receitas e deixá-las ainda mais saborosas. As massas como macarrões variados, cappelletti e ravióli são opções deliciosas.

"As torradas são excelentes para o acompanhamento. Podem ser feitas com pães franceses amanhecidos em fatias, cobertos com alho picado e um fio de azeite", explica Maria Antonia Begliomini.

Creme de Alho-poró
(Sabores da Cozinha Saudável)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 6 alhos-porós; 4 colheres (sopa) de margarina;
3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 litro de água; sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo: Lave e limpe os alhos-porós. Pique toda a parte branca e uma ou duas folhas. Aqueça a margarina e refogue o alho-poró até que fique murcho. Aos poucos, vá acrescentando a farinha e mexendo sem parar. Adicione a água, sempre misturando bem. Depois, retire do fogo e bata no liqüidificador. Retorne o creme à panela, tempere com sal, pimenta-do-reino e leve ao fogo baixo, para apurar mais um pouco. Sirva o creme bem quente. Dica: Se preferir, sirva como acompanhamento cubinhos de pão torrado e um fio de azeite de oliva.

Sopa de Feijão
(culinarista Maria Antônia Begliomini)
Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de feijão cozido; 100 gramas de bacon picadinho; 100 gramas de lingüiça calabresa ou toscana picada; 1 cebola média; 3 dentes de alho; 1 colher (sopa) de coentro picado e 1 tomate maduro, sem pele e picado.
Modo de preparo: Refogue a cebola, a lingüiça, o bacon e o alho, todos juntos. Acrescente o tomate picado e reserve. Bata o feijão cozido no liqüidificador com três xícaras (chá) de água até virar um creme. Passe este creme de feijão pela peneira para eliminar as cascas e deixá-lo homogêneo. Adicione o creme de feijão ao refogado e mexa até levantar fervura. Depois baixe o fogo e deixe a sopa encorpar. Salpique um pouco de coentro por cima do creme e está pronto para servir.


Sopa de Tomate
(Sabores da Cozinha Saudável)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 quilo de tomate maduro; 1 cebola grande cortada em rodelas; 1/2 bulbo de erva-doce picado; 2 colheres (chá) de molho inglês; 2 colheres (chá) de vinagre ou suco de limão; sal e pimenta-do-reino a gosto; 1 colher (sopa) de salsinha bem picada.
Modo de preparo: Em uma panela bem grande, vá acrescentando os ingredientes aos poucos. Coloque os tomates, a cebola, a erva-doce picada, o molho inglês, o vinagre ou suco de limão, o sal e a pimenta e cozinhe em fogo baixo até que os vegetais amoleçam. Bata a mistura no liqüidificador ou passe-o por uma peneira. Sirva a sopa ainda quente, salpicada com salsinha.

Sopa de Cenoura
(Sabores da Cozinha Saudável)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de cenoura ralada; 1 cebola pequena bem picada; 3 xícaras (chá) de caldo de carne ou água e sal; 1 colher (sopa) de fubá; 2 xícaras (chá) de leite; 1/4 de colher (chá) de noz-moscada ralada; 1/4 de colher (chá) de gengibre ralado; alguns grãos de pimenta-de-caiena; cebolinha-verde picada para enfeitar.
Modo de preparo: Cozinhe a cenoura com a cebola no caldo de carne, ou em água e sal, no fogo baixo, até ficarem mais moles. Passe os legumes em uma peneira ou bata no liqüidificador. Misture o fubá com um pouco do leite até ficar bem homogêneo e reserve. Leve de volta o purê de legumes à panela. Acrescente o leite restante e deixe chegar ao ponto de fervura. Junte o fubá, a noz-moscada, o gengibre e a pimenta. Deixe cozinhar bastante para que o gosto de amido cru seja eliminado.
Dica: Para incrementar o prato, sirva a sopa salpicada com um pouco de cebolinha verde.

Sopa Light de Beterraba
(365 Receitas Fáceis com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; 5 beterrabas médias sem casca e picadas; 2 tabletes de caldo de galinha; 1/2 litro de água; 5 colheres (sopa) de creme de leite light; Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo: Coloque em uma panela de pressão o azeite de oliva, as beterrabas, o caldo de galinha esfarelado, a pimenta e também 1/2 litro de água. Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 30 minutos ou até perceber que a beterraba já ficou macia. Retire do fogo. Transfira a mistura para o liqüidificador e bata até obter uma mistura homogênea, parecida com a de um creme. Arrume a sopa no prato e coloque no centro um pouco de creme de leite. Mexa cuidadosamente com a ponta de uma faca para mesclar e dar um visual bonito. Sirva em seguida.

Sopa de Batata e Ervas
(250 Mil Menus Light com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 3 batatas médias descascadas; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol; 1 cebola média picada em pedaços pequenos; 2 dentes de alho amassados; 1 litro de caldo de galinha ou água e sal; folhas de um maço de ervas frescas (salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã) picadas; sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Modo de preparo: Rale as batatas na parte grossa do ralador, aparando em uma tigela com água gelada, e reserve. Coloque em uma panela o azeite de oliva, a cebola e o alho. Leve ao fogo e refogue a mistura, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique bem macia. Adicione as batatas (não esqueça de escorrer antes a água) e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais cinco minutos. Acrescente o caldo de galinha, as ervas, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo baixo por dez minutos ou até as batatas ficarem bem macias. Acerte o sal e retire do fogo. Decore os pratos com salsinha crespa e está pronto para servir.

Creme de Brócolis
(250 Mil Menus Light com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 brócoli médio; 1/2 litro de leite desnatado; 1/2 xícara (chá) de leite evaporado; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de azeite de oliva; 1 cebola média ralada e sal a gosto.
Modo de preparo: Lave o brócoli, pique-o e coloque-o em uma panela com um litro de água fervente. Cozinhe-o por sete minutos ou até ele ficar bem macio. Retire do fogo, escorra a água, pique o brócolis e coloque-o no copo do liqüidificador. Não esqueça de reservar uma parte para decorar. Junte o leite, o leite evaporado, a farinha de trigo e o sal. Bata por 2 minutos e reserve. Coloque em uma panela o azeite de oliva, a cebola e uma colher de sopa de água. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique bem macia. Acrescente o brócoli batido e o sal. Cozinhe, sem parar de mexer, por cerca de 5 minutos ou até que a mistura fique com a consistência de um creme. Acerte o sal e retire do fogo. Distribua o creme nas tigelas de sopa e decore com os pedacinhos de brócolis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;