Economia Titulo
Produção de motos ultrapassa 1,6 mi
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
06/12/2007 | 07:21
Compartilhar notícia


O volume de motos vendidas e produzidas até o mês de novembro já supera as previsões dos fabricantes feitas para este ano. Segundo balanço da Abraciclo (associação que representa o setor de duas rodas), entre janeiro e novembro foram produzidas 1.648.770 unidades. O crescimento é 22,6% superior ao de 2006.

Do total, 1.517.434 foram vendidas no mercado brasileiro – expansão de 27,4% – e 130.580 exportadas. Entre os fatores que impulsionaram o crescimento do setor está o aumento do crédito para financiamentos.

“O mercado financia em até 72 vezes. A média histórica está em 46 meses”, afirma o diretor executivo da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes.

De acordo com o especialista, apesar do forte crescimento dos financiamentos, o setor não teme uma crise de inadimplência futura. “O valor da parcela de uma moto é bastante baixo nos financiamentos de longo prazo. Outro aspecto é que as pessoas não compram mais por impulso, o consumidor está mais responsável e consciente”, avalia.

POTENCIAL

O mês de novembro só não superou outubro em vendas e produção porque teve dois dias úteis a menos. Mesmo assim, o período encerrou com a comercialização de 158.458 motocicletas, somente 2,3% a menos em relação ao mês anterior.

A produção também manteve a média. Em novembro, saíram das linhas de montagem 167.707 unidades, volume 2,4% menor do que em outubro. “Foi um ano muito bom para a indústria”, observa Paes.

O diretor da Abraciclo justifica que o crescente potencial do mercado se deve ao preço do produto. “É a primeira opção de veículo”, comenta. Segundo a Abraciclo, 88% do mercado é de vendas de motos de 150 cilindradas.

O presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Sérgio Reze, também ressalta o apelo do preço das motocicletas em relação aos carros populares. “Para aquela parte dos consumidores que têm menor poder aquisitivo, ou seja, a base da pirâmide, a moto é o primeiro passo para ter um veículo”, ressalta Reze.

Segundo o presidente da Fenabrave, o modelo mais procurado de carro vende, em média, 20 mil unidades por mês. No caso da moto mais vendida, são 40 mil unidades por mês e da segunda mais procurada, 30 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;