Nacional Titulo
Concurso premia professores e alunos da rede pública
Da ABr
24/05/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Professores da educação básica da rede pública têm até 7 de junho para se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O concurso, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social, ocorre a cada dois anos e destina-se a alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas via internet.

Todos os participantes terão que escrever texto sobre o tema: O lugar Onde Vivo. Para os estudantes dos 5º e 6º anos, o formato deve ser de poesia. Os alunos dos 7º e 8º anos participam com dissertações do tipo memória. Já os concorrentes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio escreverão crônicas. Por fim, estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio participam com artigos de opinião.

A última edição da olimpíada teve a participação de 6 milhões de alunos, com mais de 200 mil professores inscritos. Os educadores interessados em participar devem verificar primeiro se a secretaria de educação do seu município aderiu à competição, o que pode ser feito na internet. Até a última semana, 5.020 municípios, 49.979 escolas e 115.360 professores tinham se inscrito para participar do concurso.

Uma delas é Sônia Pereira, professora da Escola Estadual Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina (MS). Em 2008, ela foi uma das vencedoras. Para ela, a participação no concurso melhorou o interesse dos alunos pela disciplina. "No início, eles relutaram. Mas depois gostaram e foi até difícil escolher os melhores textos."

Os professores inscritos recebem material didático para trabalhar a produção de texto em sala de aula a partir de oficinas. Cada escola deve escolher os melhores trabalhos, que disputam seleção municipal. Em seguida, há etapa estadual, em que são escolhidos os 500 melhores textos, que vão participar da seleção regional, com 152 classificados. Por fim, a etapa nacional escolhe e premia os 20 melhores trabalhos.

Professores e alunos finalistas recebem medalhas e microcomputadores. Classificados em etapas anteriores ganham medalhas, livros e aparelhos de som. Informações pelo telefone 0800-7719310.


Ações de alfabetização recebem honraria

Secretarias de Educação estaduais e municipais, organizações não governamentais e universidades que desenvolveram experiências de alfabetização de jovens e adultos podem se inscrever até sexta-feira para concorrer à Medalha Paulo Freire. A ficha de inscrição e o edital do concurso estão disponíveis no site do MEC .

O título foi criado pelo Ministério da Educação para reconhecer e estimular projetos bem-sucedidos de educação de jovens e adultos. O MEC ressalta que a medalha tem caráter cultural e educacional e não está vinculada a prêmio de qualquer natureza.

Podem concorrer experiências inciadas até novembro de 2009. Serão escolhidos até dois projetos por Estado, que participarão de seleção nacional para definir dez finalistas. Em agosto, esses projetos serão avaliados por técnicos e a divulgação dos resultados está prevista para 16 de setembro. Desde 2005, já foram distribuídas 12 medalhas para entidades de dez Estados. (Da ABr)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;