Política Titulo
Assassino de prefeito do PI foi pago com dinheiro público
Do Diário do Grande ABC
12/07/1999 | 15:40
Compartilhar notícia


Uma concorrência pública com o dinheiro proveniente do Fundo de Participaçao do Município (FPM) foi realizada pelo entao vice-prefeito do município de Capitao de Campos (a 157 kms ao Norte de Teresina), para contratar pistoleiros que matariam o prefeito daquela cidade, Joao Batista Silva, o "Joao Brígido", 74 anos. O crime ocorreu no dia 19 de janeiro deste ano, em frente à residência do prefeito. A denúncia é da procuradora de Justiça, Rosemar Leite Carneiro, corregedora do Ministério Público, baseada em inquérito realizado pelas polícias Civil e Federal.

Segundo a corregedora, o ex-vice-prefeito e atual prefeito do município, Paulo Andrade, pagaria o serviço quando recebesse a segunda parcela do FPM. Os pistoleiros, inicialmente exigiram a importância de R$ 7 mil, mas o preço foi caindo, depois que ele contatou com mais dois pistoleiros, que contrataram o serviço por R$ 3 mil. "Por incrível que pareça, somente o mandante do crime está em liberdade. E o pior: comandando os destinos da cidade e as verbas do município".

O procurador-geral de Justiça, Antonio de Pádua Linhares declarou-se estarrecido e envergonhado com a demora do Tribunal de Justiça em colocar em pauta o processo que envolve o assassinato do prefeito de Capitao de Campos." Sinto-me envergonhado em ter nascido no Piauí porque há mais de 120 dias a Procuradoria solicitou a prisao preventiva de Paulo Andrade e a intervençao estadual naquele município. E, até agora, o tribunal sequer apreciou o processo". Linhares afirma que isso é um absurdo e nao sabe porque o desembargador José Albuquerque, relator do processo, nao se pronuncia, declarando culpado ou inocente aquele acusado. O procurador afirma que o prefeito Paulo Andrade está sendo privilegiado com a gritante morosidade da Justiça.

O tribunal marcou para o próximo dia 2 de agosto a apreciaçao da matéria, quando dirá se aceita ou nao a denúncia contra Andrade. Nos últimos 10 anos, oito prefeitos piauienses e um deputado estadual foram assassinados, e até agora ninguém foi punido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;