Política Titulo
Presidenciáveis ignoram a região
Vinícius Casagrande
e Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
07/09/2002 | 17:55
Compartilhar notícia


Dois meses após o início oficial da campanha eleitoral, o Grande ABC tem sido deixado de lado pelos principais candidatos à Presidência da República. Apenas o petista Luiz Inácio Lula da Silva já participou de eventos públicos de campanha na região. Ciro Gomes (PPS), José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) não têm ainda uma data precisa agendada para estarem próximos ao eleitor do Grande ABC.

As coordenações regionais das campanhas da Frente Trabalhista, de Ciro Gomes, e da Coligação Grande Aliança, de José Serra, afirmaram que os dois candidatos deverão passar pela região antes do primeiro turno das eleições. Os dois principais adversários na disputa por uma vaga no segundo turno devem participar de eventos de campanha no Grande ABC apenas na última semana do mês.

A campanha de Ciro e Serra na região foi feita até o momento apenas pelos seus candidatos a vice. A presença de Serra era aguardada com grande expectativa no último domingo durante evento tucano no Estância Alto da Serra, em São Bernardo. No entanto, o candidato não compareceu. Em seu lugar, esteve presente sua vice, Rita Camata (PMDB-ES). Neste domingo, o candidato deverá novamente estar representado na região. Desta vez, é aguardada a participação de sua mulher, Monica Serra, no mesmo local.

O secretário de Habitação e Meio Ambiente de São Bernardo, Osmar Mendonça, – um dos coordenadores regionais da campanha presidencial do PSDB – negou que a região seja preterida por Serra nesta disputa eleitoral. “A Rita já esteve e a mulher dele também virá neste domingo. Em todas as campanhas, o Serra esteve no Grande ABC e não vai deixar de estar nesta”, afirmou.

Segundo Mendonça, o fato de a região ser visitada pelo candidato apenas na reta final do primeiro turno foi uma estratégia adotada pela coordenação da campanha. “O mês de setembro é o ideal para vir na região. O programa eleitoral começou em 20 de agosto e é apenas agora que os nomes começam a estar em evidência. Pelo grau de politização do Grande ABC, o ideal é deixar mais para o fim da campanha e não começar por aqui”, disse.

Ciro Gomes já esteve representado na região por seu vice, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, em três oportunidades. O sindicalista já participou de um comício em Mauá e fez campanha em portas de fábricas de Santo André, Mauá e São Caetano.

Para o prefeito Luiz Tortorello (PTB), de São Caetano, – um dos coordenadores da campanha de Ciro na região – o fato de o presidenciável não ter feito campanha no Grande ABC não significa ausência do candidato. A justificativa apresentada pelo prefeito foi a extensão do país. “Não é desprezo. O Brasil é muito grande”, disse.

Segundo Tortorello, Ciro não esqueceu da importância político-eleitoral da região e deverá realizar comício em São Caetano na última semana deste mês, entre os dias 23 e 30. “Recebi esta informação, mas ainda não confirmamos”, afirmou.

A campanha de Anthony Garotinho foi a mais ausente na região. O ex-governador não teve nenhum grande representante durante o período eleitoral. A assessoria do candidato, no Rio de Janeiro, não soube informar se ele terá compromisso no Grande ABC antes da eleição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;