A antiga loja possuía 250 m² de área, empregava quatro pessoas, e comercializava apenas materiais de acabamento, como peças de encanamentos, azulejos, pisos, louças e itens de banheiros, entre outros produtos, em show-room, ou seja, que tinham de ser encomendados para retirada posterior.
Além do show-room, o novo local contará também com produtos de auto-serviço, os quais o cliente poderá comprar e retirar na mesma hora, nas áreas de pintura - como tintas e vernizes -, materiais elétricos e ferramentas. Dessa forma, o local passará de 3 mil itens a 10 mil a serem comercializados.
O imóvel terá ainda estacionamento com 30 vagas. Uma novidade que a antiga loja nao possuía. Segundo o diretor comercial, Martins Tumkus, tratava-se de uma necessidade, já que a avenida tem trânsito intenso. Dessa forma, ele espera atender melhor os clientes e ampliar bastante suas vendas diárias no local. Sua expectativa é alcançar, em dois meses, um faturamento mensal de R$ 500 mil, valor semelhante ao obtido nas outras lojas.
Ampliaçao -A rede, atualmente com uma unidade em Sao Paulo e três em Santo André, deve ainda iniciar, dentro de três meses, reformas de outra loja. A Tumkus da rua Oratório, em Santo André, deverá ser ampliada, passando a ter área construída de 2 mil m², o dobro do tamanho atual, e terá expansao também do espaço de estacionamento, que hoje conta com 20 vagas de carros.
O diretor da rede de materiais de construçao afirmou que o projeto da reforma ainda está sendo feito e nao está definido o valor do investimento. Mas ele prevê que as obras estejam concluídas até o fim do ano. A empresa estuda ainda a montagem de outra loja, mas em Sao Paulo.
Cenário -Tumkus tem perspectivas positivas para esse segmento do comércio neste ano, apesar de ver uma intensificaçao da concorrência de mercado na regiao. Segundo ele, uma das concorrentes, a rede Di Cicco, de Sao Paulo, deve inaugurar uma loja no Grande ABC neste ano. A reportagem do Diário buscou contato com a direçao dessa empresa na última sexta-feira, mas nao obteve retorno da ligaçao.
Mesmo assim, o diretor da Tumkus e Tunckus vê uma tendência de melhora para a área de materiais de construçao. "Já passamos períodos difíceis mas este ano o governo está direcionando crédito para o setor de construçao civil e o nosso mercado está se aquecendo." Ele nao revela o faturamento anual da rede, mas afirmou que, em 1999, a companhia teve crescimento de 4,5% em vendas em relaçao a 1998. Sua meta é de crescer em torno de 10% neste ano.
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