Economia Titulo
G-77 se queixa da reduçao da ajuda para países pobres
Do Diário do Grande ABC
17/02/2000 | 14:57
Compartilhar notícia


O Grupo dos 77, que reúne 133 países, se queixou da reduçao da ajuda para o desenvolvimento que dao os países industrializados, num anteprojeto de declaraçao da Cúpula Sul que se realizará em Havana de 10 a 14 de abril.

Mais de 30 presidentes do G-77 confirmaram sua presença no encontro de Havana, o primeiro entre chefes de Estado e de governo. ``Notamos com preocupaçao que as perspectivas de ajuda continuam sendo pouco animadoras e se afastam cada vez mais dos compromissos contraídos pelos países desenvolvidos de dar 0,7% de seu Produto Nacional Bruto (PNB) como Assistência Oficial para o Desenvolvimento', diz o documento de 43 páginas.

O texto chama a atençao sobre a reduçao dessa ajuda, que caiu de 0,34% a 0,22% do PNB dos países ricos entre a década de 80 e a de 90, e lamenta que os principais países doadores em 2000 nao poderao cumprir com seus compromissos de assistência.

Igualmente solicita que as naçoes ricas cumpram seu compromisso de obter 0,7% do PNB para a ajuda oficial ao desenvolvimento, que os recursos se orientem para o desenvolvimento integral das naçoes do Sul e que cessem os condicionamentos dessa ajuda a interesses de caráter político, comercial, financeiro e econômico.

O texto afirma que ``o século XX termina com o triste saldo de aprofundamento da brecha que divide as naçoes desenvolvidas das que nao alcançaram o desenvolvimento'.

Dos 6 bilhoes de habitantes que tem o planeta, 20% vivem nos países ricos, onde se concentram 86% do PIB mundial, 82% dos mercados mundiais de exportaçao, 74% das linhas telefônicas do mundo, 93% de usuários da Internet e 86% consomem tudo o que se produz no mundo.

Os quase 5 bilhoes de habitantes do planeta restantes consomem os 14% que restam do que se produz no mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;