Economia Titulo
Feira de metalmecânica do RS atrai empresas do Grande ABC
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/09/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


Tradicional feira do segmento metalmecânico, a Feira de Subcontratação e Inovação Industrial Mercopar, que terá sua 19ª edição nos dias 19 a 22 de outubro em Caxias do Sul (no Rio Grande do Sul), contará com a presença de 11 expositores do Grande ABC.

Brena Baumle, diretora da empresa promotora Hanover Fairs Sulamericana (em parceria com o Sebrae-RS), assinala que o evento ganhou nos últimos anos forte participação de indústrias paulistas, do ramos de autopeças, borracha, plástico e máquinas, interessadas em aproveitar o potencial do mercado gaúcho - principalmente para atender fabricantes de máquinas agrícolas, que se concentram no Rio Grande do Sul.

Brena exemplifica o crescente interesse de companhias de São Paulo: em 2009, eram 53 expositores do Estado, do total de 573 presentes na feira. Neste ano, serão 83, do total de aproximadamente 600.

A expectativa da organização do evento é receber de 20 mil a 22 mil visitantes. A feira é voltada exclusivamente a profissionais, para a geração de negócios.

É com o foco em estabelecer contatos para futuras vendas que a fabricante de máquinas B.Grob, de São Bernardo, estará presente na Mercopar deste ano. A empresa, que vai expor novo modelo de centro de usinagem para peças de médio porte na área de fundição e prestação de serviços para a área automotiva, ainda tem participação pequena do Sul do País no faturamento da empresa.

POTENCIAL
Entretanto, o vice-presidente da Grob, Christian Muller, assinala que há bom potencial de crescimento. Recentemente, a companhia efetivou a venda de maquinário para a indústria gaúcha de implementos agrícolas Stara e já tem cerca de 25 orçamentos em análise nas mãos de possíveis clientes.

Com isso, o executivo espera ampliar o volume de pedidos, para elevar o faturamento do ano que vem. As vendas feitas agora não impactarão mais nos resultados deste ano, já que as encomendas são para entrega, normalmente, após cerca de oito meses. Por isso, a companhia sentiu o impacto da crise global de crédito só neste ano. O faturamento projetado para 2010 é de 65 milhões de euros (pela cotação de ontem, R$ 150,8 milhões), menos dos que os 85 milhões de euros (R$ 197,2 milhões) registrados em 2009.

Outra empresa do Grande ABC de olho no mercado do Sul é a Tecnosil, pequena empresa de Santo André que produz borrachas de silicone para para os setores automotivo, alimentício e farmacêutico. "Temos crescido gradativamente (no Estado)", afirma o gerente comercial, Cristiano de Oliveira. Outras participantes da região são Beckhoff Automação, Kametal, Mackven, TM Bevo, Extretec, ACZ Inox, Darka e Metalúrgica Agathon.

Serviço - 19ª Feira de Subcontratação e Inovação Industrial Merco. Local: Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Período: de 19 a 22 de outubro, das 14h às 21h. Público alvo: profissionais (compradores, fornecedores, empresários, técnicos, representantes e vendedores), Entrada: com credenciamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;