Automóveis Titulo
Quando a história é contada sobre rodas
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
28/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Um projeto de lei do deputado estadual Fernando Capez solicita que 28 de outubro seja o Dia do Antigomobilismo. Uma homenagem mais que merecida aos que preservam a biografia da nossa indústria automotiva.

Em reconhecimento à importância dos colecionadores, o Diário apresenta a história de um antigomobilista muito especial: Marcos Vinícius, morador do Grande ABC e proprietário de 28 raridades, entre elas Maxwell 1917, Marmon 1929, Huppmobile 1922 e Graham Paige 1927.

A paixão do nosso ilustre personagem pelos antigos começou no fim dos anos 1970. E tudo por culpa de um Ford 1929. "Eu tinha um carro que era o sonho do todos os jovens: um Puma conversível. O modelo era maravilhoso, mas, no retorno da faculdade, ao passar por um posto de gasolina na Aclimação, avistei uma baratinha Ford 1929. O carro estava em péssimas condições, mas logo imaginei como seria bacana trocar meu Puma por um daqueles", lembra o antigomobilista.

A coleção de Marcos teve início há 15 anos, quando, após prestar serviço a uma empresa, parte do pagamento foi um Ford 1929 Phaeton. "Estava realizando, com quase 20 anos de atraso, um sonho de juventude", revela.

Uma característica que torna fantástica a coleção de Marcos é o fato de suas carangas serem realmente antigas. "Como tenho 50 anos, não me interessam carros fabricados a partir de 1930. Para mim não tem a mínima graça modelos das décadas de 1950 e 1960, uma vez que são carros em que eu cansei de andar na infância e juventude", ressalta.

Entre os exemplares mais difícieis do acervo, Marcos destaca o Limousine Buick 1929, modelo que "demorou cerca de seis meses para vir de onde estava para minha casa, de tantas vezes que o dono ameaçou desistir do negócio". Para o futuro, não esconde o desejo de ter um modelo 1905 ou 1906.

‘CAUSOS' - Como todo antigomobilista, Marcos Vinícius tem causos para contar. Rebocando um raro Erskine no interior do Rio Grande do Sul, nosso personagem e um amigo foram abordados por um bêbado declarando que tinha um Graham Paige. Apesar de pouco convictos da veracidade da história do homem embriagado, a dupla foi até o local e encontrou a raridade. "Como acabou a história? Eu o comprei por três parcelas de US$ 1.000."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;