Internacional Titulo
RSF terá fundo de apoio às famílias de jornalistas mortos no Iraque
Da AFP
20/03/2006 | 14:17
Compartilhar notícia


A organização RSF (Repórteres sem fronteiras) disponibilizará um fundo de apoio às famílias dos jornalistas iraquianos mortos durante o conflito "mais sangrento da história da imprensa".

Robert Ménard, secretário-geral da RSF, fez o anúncio durante uma cerimônia nesta segunda-feira em Paris por ocasião dos três anos de guerra no Iraque e em homenagem aos 86 jornalistas mortos, aos dois câmeras desaparecidos e aos três jornalistas tomados como reféns, a americana Jill Carroll (há 72 dias) e os dois iraquianos, Rim Zeid e Marouane Khazaal ( 47 dias).

Os retratos desses três jornalistas foram colocados na Place de la Nation, em Paris, onde já figuram o do jornalista Frédéric Nérac, desaparecido no Iraque, e do jornalista franco-canadense Guy-André Kieffer, desaparecido na Costa do Marfim.

"Vamos disponibilizar um fundo de apoio às famílias dos jornalistas mortos no Iraque, com fundos próprios, em colaboração com o Sindicato dos Jornalistas iraquianos", afirmou.

Alguns jornalistas pertenciam aos "meios de comunicação que deram dinheiro às famílias, mas outros pertenciam a meios de comunicação pequenos, sem recursos. São esses que vamos ajudar", indicou.

Durante esta cerimônia, Ménard lembrou que "em toda a história da imprensa nunca houve um conflito tão sangrento".

Além disso, dois caminhões com painéis publicitários vão percorrer Paris com a nova campanha da RSF, mostrando uma rua destruída por uma explosão e um carro em chamas.

Um quiosque de jornais aparece em meio às chamas. O slogan diz: "No ritmo em que jornalistas são assassinados no Iraque, você será obrigado a buscar informações por si mesmo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;