Economia Titulo
Mantega diz que ele e Lula gostariam de queda maior dos juros
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
25/01/2007 | 17:14
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que o Banco Central tem autonomia e motivos para mexer na taxa básica de juros como quiser. Mas reconheceu que gostaria de uma redução maior.  Ontem, a taxa foi reduzida  em 0,25 ponto percentual, chegando a 13% ao ano.

“Claro que o presidente [do Banco Central, Henrique Meirelles] sabe que eu, e mesmo o presidente Lula, gostaríamos que caísse um pouco mais, só que ele tem que cumprir a meta [de inflação]”, declarou Mantega ao chegar a Davos (Suíça) para o Fórum Econômico Mundial.

A respeito da divisão do Copom (Comitê Política Monetária), que aprovou a decisão por 5 votos a 3, o ministro disse que haver opiniões divergentes é normal. “Certamente fizeram uma discussão profunda. Quem propôs 0,25p.p. teve argumentos sólidos. Imagino que é uma estratégia para prolongar a redução das taxas ao longo do tempo. Mas é apenas uma dedução”.

Questionado se não discutiu o assunto com o Banco Central, para estar deduzindo a explicação e não saber concretamente o motivo, ele respondeu que sim, mas frisou que “a decisão não é do ministro da Fazenda”. “O Copom tem autonomia e assim é melhor, mas nós discutimos cenários”.

Na reunião anterior, em novembro, o Copom havia decidido reduzir a Selic em meio ponto percentual (13,75% para 13,25%), por cinco votos a três. Dessa vez, o placar foi inverso.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;