Turismo Titulo
Suíça abriga belezas naturais singulares
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
10/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Temporada de neve é sinônimo de sucesso na charmosa Suíça. Com suas montanhas branquinhas quase que o ano todo, o país reserva para seus turistas mais de 7.300 quilômetros de pistas e 500 quilômetros de tobogãs em seus alpes com mais de 48 montanhas com mais de 4.000 metros de altura.

Além de deslizar pelas pistas de esqui, os turistas que escolhem os alpes suíços para as férias também têm a opção de fazer trilhas pelas florestas cobertas de neve, provar de boa gastronomia e até passar uma noite em um iglu.

A cena de filme em que huskies siberianos passeiam pela neve pode se tornar realidade nesse estonteante cenário. Os turistas podem passear em trenós puxados pelos cães no passeio de Brüsti, na cidade de Attinghausen, região central do país.

Na mesma cidade, construir seu próprio iglu e passar a noite lá podem ser experiências inéditas para muitos.

Para as crianças, a diversão fica a cargo do parque Fruttli-Land, na pequena cidade de Kerns, no centro da Suíça. Inúmeras brincadeiras na neve são oferecidas, dentre as mais requisitadas está o tapete mágico, que transporta os pequenos e seus esquis e snowboards até o alto da colina para que possam escorregar.

No lugar, os pimpolhos de até 9 anos também podem usufruir gratuitamente de um spa, que fica dentro do hotel Steingenberger Gstaad-saanen.

O público gay que desembarcar no país em janeiro terá programação especial com a Semana Gay de Esqui em Arosa. A pequena cidade tem pacotes especiais de inverno e nesta temporada a Skiweek será realizada de 9 a 16 de janeiro.

A novidade deste ano fica por conta do Eventpass Gold, um passe que dá acesso a todas as festas e outras vantagens, como 20% de desconto no aluguel de equipamentos de esqui e snowboard. O ponto alto da semana fica por conta da divertida corrida de Drag Queens (The Drag Queen Fun Race). Outras informações sobre esse e outros eventos e programações especiais podem ser encontradas no site www.myswitzerland.com.

SOL E NEVE - As montanhas de St. Moritz estão entre as mais famosas e o seu clima ensolarado em 322 dias por ano torna a prática de esqui mais agradável. Com uma variedade de facilidades e serviços oferecidos, a estação é uma das mais elegantes e exclusivas do mundo, onde os esportes de inverno foram inventados há mais de 150 anos.

Na temporada de inverno o local oferece várias atividades de arte e cultura, como concertos de música clássica, jazz, festivais de gastronomia, campeonato de Polo, e corrida de cavalos na neve.

Já a região de Jungfrau figura entre as mais requisitadas pelos brasileiros praticantes de esqui e de outros esportes de inverno.

PRATICIDADE - E mais uma comodidade para os turistas ávidos por neve: o serviço Fly Rail Baggage do sistema de transportes suíço. Com ele o passageiro pode enviar seu equipamento de esqui e toda sua bagagem diretamente para a estação preferida no momento do check-in no aeroporto. Esse serviço funciona com todas as companhias aéreas e em todas as grandes estações de trem na Suíça, tornando a viagem prática.

Na viagem de volta, por sua vez, o turista pode fazer o check-in diretamente na estação de trem, escolher o assento no avião, retirar o cartão de embarque e enviar a bagagem diretamente ao destino final. Nada mau para quem já curtiu todas as belezas e atrações das mais bonitas estações.

Para os que irão conhecer mais de uma estação de esqui, é possível utilizar o serviço Fast Baggage, que leva a bagagem de uma estação de trem a outra, com o check-in feito até as 9h; o visitante pode retirar as suas malas na outra estação a partir das 18h.

AVENTURA RADICAL - Localizada aos pés do Mont Cervin, a estação suíça de Zermatt é rodeada por montanhas espetaculares e possibilita a prática de esportes de aventura. As inúmeras pistas se entrelaçam, dando a sensação de que cada circuito é inédito. Durante a prática do esporte, a paisagem - composta por 29 montanhas com picos acima de 4.000 metros - surpreende. A temporada de esqui nessa área se estende até meados de maio. Além disso, é possível cruzar a fronteira e esquiar na italiana Cervinia. A cidade oferece, inclusive, a oportunidade de hospedar-se em uma vila de iglus.

Zermatt tem vários picos nevados, entre eles Matterhorn, uma das mais belas e famosas montanhas do mundo. A autenticidade da vila é forçada por edifícios históricos e chalés originais; nas ruas os carros não circulam. O trânsito é permitido apenas para cavalos, charretes e veículos elétricos, garantindo a pureza do ar dos Alpes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;