Após 35 anos, obra 'Guerra nas Estrelas' não para de
conquistar jovens admiradores, que sabem tudo sobre ela
Há muito tempo, em uma galáxia distante, teve início a grande aventura que conquistou milhares de fãs na Terra: Guerra nas Estrelas (Star Wars). Em 2012, o Episódio IV - Uma Nova Esperança, primeiro filme da saga (mas o quarto na ordem da história), completa 35 anos. Muito tempo se passou, é verdade. O incrível, porém, é que a obra não para de conquistar jovens admiradores, que sabem tudo sobre ela, inclusive os complicados nomes de personagens, raças alienígenas e lugares.
Bastou assistir a um longa da série, há dois anos, para que Nicolas Laugeni Gregorio, 8 anos, de São Caetano, quisesse conferir todos os outros (seis, no total). Agora, o menino está ansioso para rever o Episódio I - A Ameaça Fantasma, que acaba de ser relançado em 3D nos cinemas. "Gosto das trapalhadas do C-3PO e R2-D2 (importantes robôs da trama)."
Os irmãos Pedro, 10, e Guilherme Alonço Sanchez, 4, de São Bernardo, herdaram dos pais a paixão por Guerra nas Estrelas. Vira e mexe imaginam que são personagens dos filmes e estão numa nave. Nessa hora, os meninos revezam nos papéis do vilão Darth Vader e do Jedi (cavaleiro do bem) Obi-Wan Kenobi. Segundo Pedro, é difícil explicar por que gostam tanto da série. "Tem muita ação. Prende nossa atenção."
Pedro apresentou a saga ao amigo Vitor Meloni Santos, 9. "Ele me falou, então, pedi os filmes para meu pai." Juntos, os meninos se divertem com o game Lego Star Wars. No ano passado, Vitor esteve no Hollywood Studios, um dos parques da Disney, nos Estados Unidos. Lá, fez a família esperar cerca de três horas para passar pela Academia de Treinamento Jedi, na qual lutou contra o vilão Darth Maul. "Mas meu sonho era enfrentar o Darth Vader."
Revolução na telona
Parece maluquice misturar histórias de samurais com alienígenas, naves gigantescas e batalhas espaciais. Mas a ideia do diretor norte-americano George Lucas não só deu certo como revolucionou o cinema.
Até aquela época, os filmes de ficção científica não tinham muita qualidade nem trama recheada de detalhes. Quando as pessoas viram o Episódio IV - Uma Nova Esperança, em 1977, ficaram encantadas, principalmente com as imagens e efeitos especiais. Imagine só uma trama que, apesar de toda a tecnologia, acontece no passado e não no futuro, como estamos acostumados a ver. Assim, Guerra nas Estrelas se transformou em fenômeno.
A mania de os fãs irem fantasiados à estreia de filmes ressurgiu graças à obra. O mais importante, entretanto, é o modo como influenciou novos diretores e a produção de outros longas de ficção científica, como ET - O Extraterrestre, e até mesmo sagas, entre elas Harry Potter.
Duas trilogias
Quando o diretor George Lucas imaginou Guerra nas Estrelas soube que não conseguiria contar tudo em apenas um filme. Então, pensou em fazer três trilogias. A primeira teve início nos anos 1970 e é formada pelos Episódios IV, V e VI, que contam a história a partir da metade.
Por não existir tecnologia suficiente na época, Lucas desistiu do projeto. Somente após o sucesso de Jurassic Park (1993) - que mistura computação gráfica e robôs -, do amigo Steven Spielberg, o diretor retomou a saga. A ideia foi revelar a origem de Anakin Skywalker e sua transformação em Darth Vader. Por isso, a nova trilogia reúne os Episódios I, II e III (início de toda a trama). A terceira trilogia, que não existe, mostraria o que aconteceu com os rebeldes Luke, Princesa Leia e Han Solo. Ninguém sabe se um dia será produzida, mesmo com a torcida dos fãs.
ENTENDA A SAGA
Guerra nas Estrelas: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999) - O mestre Jedi Qui-Gon Jinn e o aprendiz Obi-Wan Kenobi têm de salvar o planeta Naboo dos ataques da Federação de Comércio (organização poderosa aliada ao vilão Darth Sidious). Durante a missão, encontram Anakin Skywalker. Acreditam que o menino possa se tornar grande cavaleiro Jedi.
Guerra nas Estrelas: Episódio II - O Ataque dos Clones (2002) - O jovem Anakin, em treinamento para virar Jedi, e seu mestre Obi-Wan Kenobi recebem a missão de proteger a senadora Padmé Amidala. Em meio ao trabalho, Obi-Wan descobre um exército secreto de clones, criados para acabar com a República Galáctica. Já Anakin se apaixona por Amidala e se aproxima do lado sombrio da Força.
Guerra nas Estrelas: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005) - Anakin é conquistado pelo mal e se transforma em Darth Vader, o maior vilão de todos os tempos. A maioria dos Jedis é morta; alguns, como Yoda e Obi-Wan, conseguem fugir. Mas nem tudo está perdido. Duas crianças representam a salvação da galáxia.
Guerra nas Estrelas: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977) - Anos após o Episódio III, o terrível Império domina a galáxia. Acredita-se que os Jedis estejam extintos. Então, o velho Obi-Wan encontra Luke Skywalker, que poderá ser superguerreiro do bem. Enquanto isso, Darth Vader aprisiona a Princesa Leia, líder do grupo que luta contra o Império.
Guerra nas Estrelas: Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980) - Os rebeldes continuam a fugir do Império. Luke recebe treinamento de Mestre Yoda para se tornar Jedi. Durante batalha, o caçador de recompensas Han Solo é capturado por Darth Vader. No filme, acontece a maior revelação da saga.
Guerra nas Estrelas: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983) - Luke e os amigos tentam salvar Han Solo, prisioneiro do criminoso Jabba o Hutt. Para acabar com os rebeldes, o Império constrói a segunda Estrela da Morte, gigantesca estação espacial com armas terríveis. A única maneira de salvar a galáxia é destruí-la.
SAIBA O QUE É...
Padawan é, em geral, a criança que inicia o treinamento para se transformar em cavaleiro Jedi.
Ordem Jedi é a organização formada por cavaleiros que lutam pela paz e justiça. São enviados para vários planetas da República Galáctica em missões especiais. Mestre Yoda e Luke Skywalker são Jedis.
Ordem Sith é a organização que usa o lado negro da Força. São maus e fazem qualquer coisa para conquistar a galáxia e destruir os Jedis. Darth Vader e Darth Maul são Siths.
Sabre de luz é tipo de espada. A cor varia de acordo com o dono. O sabre verde, em geral, pertence aos Jedis que preferem usar a sabedoria para resolver conflitos (como Mestre Yoda). Já o vermelho costuma ser dos Siths.
Força é a energia universal que mantém a galáxia em harmonia e dá poder aos Jedis. O lado sombrio é a parte má usada pelos Siths. No Episódio I, descobre-se que a quantidade de midi-chlorian (micro-organismo) no corpo determina a Força de cada indivíduo.
República Galáctica é o nome do governo que comandava a galáxia. Foi substituído pelo Império Galáctico, liderado por Darth Sidious, que escravizou e destruiu raças alienígenas, espalhando medo e terror.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.