Cultura & Lazer Titulo
As canções do
rei Roberto Carlos
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
28/09/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


Clássicos que embalam até hoje os corações apaixonados, os temas criados por Roberto Carlos não perderam o apelo para a baiana Aninha Franco quando ela decidiu apresentar uma história de amor para a juventude. Foi assim que ela criou, baseada em suas histórias recheadas pelas canções do rei, o espetáculo 'Quem Inventou O Amor Foi Roberto Carlos', que entra em cartaz hoje, na Capital.

No enredo, um casal segue o seu caminho embalado por músicas como 'Detalhes', 'Sentado à Beira do Caminho', 'Ciúme de Você', 'Eu Sou Terrível' e 'Eu Te Darei o Céu', entre outras.

O encontro, a paixão lancinante, a descoberta do amor, a primeira desilusão, tudo isso é esboçado no texto e extravasado musicalmente pelos atores Bruna Pazinato e Matheus Herriez (o mesmo da banda Br'oz).

A direção é de Celso Rangel, que priorizou, nos arranjos das canções vertidas para o palco, o romantismo natural das composições com um revestimento mais ousado. Artistas como The Beach Boys e Marvin Gaye às vezes fazem a ponte entre os clássicos arranjos - que não perdem a levada original, com violão acústico, piano elétrico e órgão Hammond - e a modernidade, um pouco mais dançante.

"Roberto Carlos é como Álvares de Azevedo e Castro Alves, o maior romântico contemporâneo", conta Aninha Franco, que revela que as músicas dele foram trilha de sua história desde o início da adolescência, quando ela sentiu um sopro de liberdade ao ouvir 'Quero que Vá Tudo para o Inferno' em plena Semana Santa e num lar onde não podia falar o nome da morada do diabo.

E depois descobriu o amor através de suas letras mais apaixonadas. Ou melhor, entendeu, quando a paixão aconteceu, das delicadezas e simplicidades que o rei falava sobre os assuntos do coração.

"Eram muitas as pessoas dos anos 1960 e 1970 que amavam, choravam e sorriam junto com Roberto Carlos", acrescenta.

JUVENTUDE
A peça surgiu do projeto de aproximar os jovens das músicas do compositor, mas Aninha, no meio do percurso, descobriu que não há um hiato tão grande no canal entre o que Roberto Carlos falava antigamente e o que os jovens entendem hoje. Muitos cantam de cor. E a surpresa é que o teatro foi invadido, também, pelos mais velhos. "Roberto Carlos é eterno. Suas histórias de amor,também a que contamos na peça, são a mesma que cada um de nós vive, seja o romance eterno ou aquele que muda em 15 minutos."

Quem Inventou O Amor Foi Roberto Carlos - Musical. No Teatro das Artes do Shopping Eldorado - Avenida Rebouças, 3.970, São Paulo. Tel.: 3034-0075. 4ª e 5ª, às 21h30. Ingr.; R$ 40. Até dia 3 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;