Automóveis Titulo
Mercedes mostra conceito de veículo misto
Daniela Guiraldelli
Especial para o Diário
01/01/2002 | 18:22
Compartilhar notícia


  Com o objetivo de atender às exigências do consumidor, e para tentar inovar e definir tendências no mercado automobilístico, a Mercedes-Benz apresentará como destaque no Salão de Detroit 2002, nos Estados Unidos, o carro-conceito Vision GST, o novo SL, que faz sua primeira aparição pública na América do Norte, e os propulsores V8 de nova geração para as Classes M e G.

Em estudo que engloba um conceito veicular novo, o Vision GST – abreviação de Grand Sports Tourer, ou turismo grande esporte – reúne conceitos estabelecidos de várias categorias, combinados para criar um novo perfil. O GST é sedã, perua, multi-purpose vehicle (MPV) e utilitário esportivo (SUV) em um só veículo, projetado para oferecer espaço para a família e atender às necessidades de trabalho e viagem.

O Vision GST alia inovações tecnológicas a um motor AMG V8 com 5,5 litros de deslocamento e 365 cv de potência máxima. Outros destaques do carro ficam por conta do sistema 4-ETS de tração nas quatro rodas, do sistema de suspensão pneumática Airmatic e do novo Sensotronic Brake Control de frenagem a alta pressão.

No design, que possui traços de carro esporte, a linha da capota traz a junção das colunas A e C em uma curva suave, e uma área de vidro eletrocrômico, que possibilita aos ocupantes alterar a luminosidade no interior do veículo com o toque em um botão. As portas em formato de borboleta foram projetadas para facilitar a entrada e saída dos passageiros. O interior oferece detalhes de madeira e couro, trabalhados artesanalmente. Os bancos são eletricamente ajustáveis, com cintos de segurança integrados.

O painel de instrumentos acomoda tela em cores, CD Player, rádio e elementos de controle. O monitor, que pertence ao sistema de navegação, é controlado por um software que projeta na tela mapas urbanos e rodoviários, flechas direcionais e elementos gráficos, com efeito tridimensional.

A montadora também apresentará o novo Mercedes-Benz SL, veículo de dois lugares, que será equipado com sistemas eletrônicos, como ABC, ESP e SBC que prometem estabelecer novos padrões de segurança ativa. Para garantir a experiência dinâmica de um carro esporte, a Mercedes equipou o SL com motor V8 de cinco litros, que atinge 310 cv de potência e 46 kgfm de torque, com aceleração de zero a 100 km/h em 6,3 segundos. O SL 55 AMG oferece mais potência e torque. Com motor V8 que desenvolve 482 cv de potência, o modelo tem torque máximo de 70 kgfm em 2.650 rpm e aceleração de zero a 100 km/h em 4,7 segundos.

Além do modelo Classe M 2002, com melhorias de desenho e tecnologia e novos motores V8, a Mercedes-Benz também estará presente no Salão de Detroit com o veículo Cross-Country G-500, que será composto por motor V8 da Classe S, e potência que atinge 209 cv e torque de 45,6 kgfm a 2,8 mil rpm. A montadora otimizou o sistema de tração nas quatro rodas da Classe G com o uso do 4-ETS, que melhora a estabilidade na aceleração e sobre superfícies deslizantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;