Cultura & Lazer Titulo
Fabricantes apostam na popularizaçao dos multifuncionais
Paulo Basso Jr.
Da Redaçao
03/07/2000 | 18:32
Compartilhar notícia


  Os multifuncionais, aparelhos com capacidade para imprimir, transmitir faxes, tirar cópias e escanear, entre outras funçoes, estao ganhando fôlego para conquistar o mercado brasileiro, embora ainda continuem distantes do consumidor doméstico devido ao alto preço da maioria dos modelos. Alguns fabricantes resolveram investir em tecnologia para tornar o produto vantajoso para o consumidor que até entao via com certo preconceito o potencial de uma máquina que acumula tantas funçoes.

"O problema é que os multifuncionais sempre foram encarados no Brasil como aparelhos de fax eficazes que realizavam cópias e impressoes mal feitas", conta o gerente de marketing da Brother, Luciano Margionte. "A tecnologia empregada nesses produtos, entretanto, avançou e, atualmente, essas máquinas representam economia de dinheiro e espaço", acrescenta.

A Brother lançou o MFC 9600, um multifuncional laser que acumula seis funçoes em um único gabinete: copiadora digital, impressora laser, fax, PC fax, scanner colorido e video capture. Destinado principalmente ao mercado SoHo - para pequenos escritórios e usuários domésticos - mas também ao setor corporativo em geral, o aparelho, segundo Margionte, é uma opçao que substitui a compra individual dos seis equipamentos. "Além de ser pequeno, o MFC 9600 custa 30% menos", explica o gerente de marketing da Brother. O preço do produto é R$ 4,2 mil.

Com o mercado em crescimento nos EUA - de acordo com a International Data Corporation (IDC), a venda de multifuncionais subiu 24% nos últimos meses -, outras empresas estao apostando na tendência segundo a qual os aparelhos, enfim, terao espaço no Brasil.

A Epson lançou, há dois meses, o modelo Stylus Scan 2500, que reúne impressora jato-de- tinta, fax scanner e copiadora, todos coloridos. "Entramos no mercado de multifuncionais há pouco tempo, até mesmo porque temos uma visao diferenciada da utilidade deste produto", diz o gerente de marketing da Epson, Marcelo Rossi. Segundo o executivo, o Stylus Scan 2500 foi fabricado para ser uma ferramenta da Internet, com a qual os usuários podem interagir com o mundo virtual. "A atual geraçao de consumidores ainda tem a necessidade de ler textos em papel e, ao mesmo tempo, digitalizar dados, imagens e tirar cópias", explica Rossi.

O multifuncional da Epson, que custa R$ 1.199, é voltado para o consumidor doméstico e para os mercados SoHo e corporativo. Seu principal destaque é a capacidade de impressao, com aproximadamente 1.440 pontos por polegada.

A HP é outra empresa que desenvolve multifuncionais para o mercado brasileiro. Chamados de all-in-one, os aparelhos mais conhecidos da empresa sao o HP OfficeJet T45 e o HP OfficeJet T65. Ambos contam com impressora em cores, fax com comandos de atalho, copiadora colorida e scanner.

"Nosso objetivo é atender os usuários que nao abrem mao do uso de diversos equipamentos e, ao mesmo tempo, nao querem investir uma fortuna para ter essa performance", diz o gerente da empresa, Eduardo Yamashita.

Quem também aposta no crescimento dos multifuncionais no país é a Canon. O equipamento mais recente lançado pela empresa é o MultiPASS C530, que reúne, em um único produto, impressora, fax, PC fax e scanner. O MultiPASS C530 custa R$ 1,2 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;