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Fiat Idea rejuvenesce
Marcelo Monegato
Enviado ao Guarujá
04/08/2010 | 07:08
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Chega de ser quadradão. Hora de repaginar. Abandonar o rótulo de carrinho da mamãe para levar as crianças à escola ou do papai caretão e tornar-se mais moderninho. Pegar uma balada ao invés de ficar debaixo das cobertas no sábado à noite. Com este pensamento jovem, visual atual, novos motores e versões, chega às concessionárias o Fiat Idea 2011.

O reestilizado monovolume, lançado em 2005, parte de R$ 43.590 na versão de entrada Attractive 1.4 Flex. As configurações Essence (1.6 16V Flex), Adventure e Sporting (ambas 1.8 16V Flex) têm opção de câmbio manual ou automatizado Dualogic e vão de R$ 45.610 a R$ 59.010.

As principais alterações do novo Idea estão no visual. O design está mais arredondado e atual. A dianteira traz conjunto óptico, para-choque, grade do radiador e capô inéditos. Os faróis são polielípticos de dupla parábola que, segundo a marca, melhoram em 25% a iluminação.

Na lateral, poucas mudanças: novas maçanetas e espelhos retrovisores 40% maiores, com luzes indicadoras de direção.

Na traseira, inovações. A linha inferior do vidro foi elevada, sem diminuir o campo de visão do motorista. Novos frisos metálicos garantem requinte e as lanternas possuem sistema com LEDs - mais eficientes e resistentes que as lâmpadas convencionais. No teto, barras longitudinais.

No interior, novidades pontuais. O ajuste de altura do banco do motorista ganhou 2 cm de amplitude. O novo volante tem agradável empunhadura. O painel de instrumentos tem grafismo renovado e as opções de revestimento dos bancos variam de acordo com a versão. Ponto negativo para o acabamento que, apesar de ser melhor que os dos demais modelos Fiat, ainda apresenta rebarbas em algumas peças e encaixes pouco precisos.

O conforto é sob medida. O espaço é agradável. Os passageiros de trás têm lugar adequado para pernas e a cabeça passa longe do teto.

Direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos são de série em todas as versões. A partir da Sporting, vêm a mais ar-condicionado, rodas de liga leve e CD player com MP3. Kit HSD (High Safety Drive)- air bag duplo e freios com ABS - é de fábrica na Adventure e opcional nas demais.

AVALIAÇÃO
Durante test drive na cidade litorânea do Guarujá, avaliamos a versão Essence 1.6 16V Flex, responsável, segundo previsão da Fiat, por 40% do mix de vendas do veículo, que deve saltar das atuais 2.000 unidades mensais para 2.500.

A posição elevada de dirigir agrada. Falta, porém, ajuste de profundidade da coluna de direção. O silêncio na cabine é satisfatório. É possível conversar sem elevar o tom de voz.

Apesar da falta de fôlego a baixas rotações - até a faixa dos 2.500 rpm -, o torque de 16,8 mkgf (álcool) satisfaz. Os 117 cv também são sob medida. A transmissão manual de cinco velocidades conversa bem com o motor, mas falta precisão nos engates. A suspensão, com acerto macio, trata bem os ocupantes. Mas a inclinação da carroceria nas curvas é nítida e incômoda.

Resumindo, o Idea melhorou - e muito! Definitivamente desbancou a arquirrival Chevrolet Meriva no item atualidade. Mas será que tem fôlego para buscar o Honda Fit? A resposta nos próximos meses...




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