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Ford revela a nova Ranger 2010
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
29/07/2009 | 07:00
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Marcelo Monegato/DGABC


Há 15 anos no mercado e com mais de 150 mil unidades comercializadas no brasileiro, a Ford Ranger rejuvenesceu com a chegada da nova linha 2010. Além do visual renovado e mais atual, a picape ganhou novos equipamentos, versões e preços mais competitivos e atraentes.

No entanto, com relação à parte mecânica, a nova Ranger é a mesma da geração anterior. Além da plataforma, os motores são os conhecidos 3.0 a diesel e 2.3 a gasolina. A transmissão também é idêntica à velha picape Ranger: manual de cinco velocidades.

Em termos de versões, a Valentona perdeu quatro, mas ganhou outras duas - XL a diesel e Limited gasolina cabine simples, ambas cabine dupla -, fechando um leque de 18 configurações. A mais em conta é a XL 4x2 cabine simples a gasolina, que parte de R$ 45.990. A topo de linha Limited 4x4 cabine dupla a diesel tem preço sugerido de R$ 96.730. Todas têm três anos de garantia.

DESIGN - Sem dúvida, a principal modificação da nova Ranger 2010 está no design. A dianteira foi a que mais mudou, ganhando grade do radiador com três barras cromadas - similares às adotadas no Fusion e Edge - e novo conjunto óptico com faróis de duplo refletor. O parachoque traz chapa cromada e o capô está mais alto e imponente.

A lateral, apesar de ser muito parecida com a geração anterior, é totalmente nova. Os paralamas estão integrados, a linha de cintura reta e não apresenta vincos marcantes.

A traseira não passou por grandes modificações. Somente as novas lanternas merecem destaque.

INTERIOR - A versão avaliada pelo Diário - XLT 4x4 cabine dupla a diesel - oferece o mesmo espaço da Limited (topo de linha), mas com alguns itens de conforto a menos. O revestimento dos bancos e do painel das portas, por exemplo, é em tecido. Da Limited, por sua vez, é em couro e com costuras que lembram as adotadas no Fusion.

O painel de instrumentos tem novo grafismo e com computador de bordo acoplado. Outros itens de série são: air bag duplo, direção hidráulica, ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, e rodas de liga leve de 16 polegadas.

O espaço para os ocupantes da frente é satisfatório. Para os que trafegam atrás, no entanto, a vida é mais complicada. Os gradalhões encontram problemas com as pernas.

DESEMPENHO - O motor 3.0 diesel satisfaz. O torque de 38,5 mkgf a baixos 1.500 rpm entrega força mais do que suficiente para a vida no asfalto ou na terra.

Tivemos a oportunidade de testar a valentia da nova Ranger em uma trilha bastante judiada pelas chuvas que castigaram a região de Boituva, interior de São Paulo.

Quando utilizada a tração 4x4 ou 4x4 reduzida - selecionadas por meio de um botão no painel central -, a picape incorporou um trator, transpondo com facilidade todos os desafios impostos.

A suspensão, bem acertada, garante a dirigibilidade.

Em suma, a Ranger melhorou esteticamente, mantendo o bom conjunto mecânico da geração anterior e com um preço mais competitivo.

MERCADO - A Ford espera comercializar cerca de 1.300 unidades da nova Ranger por mês, sendo 60% a diesel e 40% a gasolina. A picape estará disponível a partir da primeira semana de agosto.




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