Economia Titulo
Varejo pode iniciar processo de reajuste de preço de café
26/07/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


O diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkowicz, disse que o setor pode iniciar processo de reajuste de preços no varejo, em breve.

Segundo ele, o café é um dos poucos produtos alimentícios que não têm impulsionado a inflação. "Faz quase 14 meses que o café não tem reajuste de preço", garantiu.

Os preços médios do café no varejo, afirma, estariam "defasados em pelo menos R$ 1 o quilo". O valor médio do quilo em São Paulo está hoje em cerca de R$ 10,30.

O diretor considera que diversos fatores têm causado preocupação entre os torrefadores. Um deles é o atraso de cerca de 40 dias na colheita da atual safra. Nathan ponderou, no entanto, que a associação "não tem recebido, por enquanto, manifestação de industriais sobre dificuldades de abastecimento".

Ele ressaltou que o setor também tem sido pressionado pelo aumento do custo dos insumos, que vem reduzindo a margem do setor. Preocupa, por exemplo, o aumento do custo com embalagem, "que é derivada do petróleo". Ele acrescentou que deve subir o custo com mão-de-obra.

"Setembro é mês do acordo coletivo da categoria dos trabalhadores na indústria de café em São Paulo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;