Cultura & Lazer Titulo
Pianista Eudóxia de Barros fecha giro pela regiao
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
09/12/1999 | 17:26
Compartilhar notícia


Depois de se apresentar no Tênis Clube de Santo André e no Sesc Sao Caetano, sempre com bom público, a pianista Eudóxia de Barros encerra nesta sexta-feira sua agenda na regiao este ano com um recital pela série Concertos Grande ABC. A apresentaçao será às 21h, no Teatro Lauro Gomes, em Sao Bernardo.

Na apresentaçao desta sexta-feira, Eudóxia executará obras tradicionais do repertório erudito e também músicas de compositores brasileiros populares, que sao os seus preferidos. O recital terá uma hora e meia de duraçao, sem intervalos, "para nao quebrar o clima", como ela diz.

As quatro primeiras músicas sao de compositores internacionais e eruditos: Duas Sonatas, de Domenico Scarlatti; Polonaise op. 26, nº 1, de Chopin; Valsa Mefisto nº 1, de Liszt; e 2º Caderno de Variaçoes Sobre um Tema de Paganini, op. 35, de Brahms.

As demais sao de autores brasileiros, a começar por Cinco Variaçoes Sobre Escrava de Jó e Estudo nº 3, ambas de seu marido, Osvaldo Lacerda. Depois, vêm O Despertar da Montanha (tango) e Um Choro na Praia Grande, de Eduardo Souto; Tardes em Lindóia (valsa) e Pintinhos no Terreiro, de Zequinha de Abreu; Escovado e Famoso (tangos), de Ernesto Nazarteh; Gaúcho (tango) e Atraente (polca), de Chiquinha Gonzaga; e Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri.

Antes de executar cada música, Eudóxia promete fazer breves comentários a respeito da composiçao ou do autor. "É uma maneira de incentivar o público leigo a comparecer", argumenta a pianista, acrescentando que sua intençao é, também, formar platéias para o futuro.

Para encerrar, a pianista tocará Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Gottschalk: "É uma prática que mantenho desde a década de 60. Gosto muito, porque é apoteótico".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;