Economia Titulo
Fabricantes de chips recebem multa de US$ 411 mi por cartel
Das Agências
20/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A fixação de preços em chips de memória fez com que noves empresas do setor - incluindo a líder mundial Samsung Electronics -, fossem multados em 331 milhões de euros (US$ 411 milhões) pelos órgãos reguladores da UE (União Europeia) ontem.

A agência antitruste da UE entendeu que as companhias teriam formado cartel de fabricantes de processadores de memória DRAM que operou entre julho de 1998 a junho de 2002. A maior pena foi cobrada da Samsung, que teve pagar 145,7 milhões de euros, enquanto a Infineon foi multada em 56,70 milhões de euros e a Hynix Semiconductor em 51,47 milhões de euros .

Outras empresas que participariam do suposto cartel foram a Hitachi, que recebeu multa de 20,4 milhões de euros, a Toshiba em 17,64 milhões de euros, Mitsubishi Electric em 16,61 milhões de euros e a Nanya Technology multada em 1,8 milhão de euros.

A Elpida Memory sofreu penalidade de 8,50 milhões de euros em conjunto com a NEC Corp e Hitachi, a NEC Corp foi sancionada em 2,12 milhões de euros juntamente com a Hitachi, durante o seu período de joint venture. A NEC tem multa de 20,41 milhões de euros em separado.

Processadores DRAM são usados em computadores pessoais, impressoras, celulares e consoles de jogos.

O caso é o primeiro já registrado no âmbito de processo de resolução que a Comissão Europeia apresentou em julho de 2008 onde as empresas admitem ter participado de cartel em troca de corte de 10% nas multas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;