Política Titulo
Governo federal vai assinar acordos na África
31/10/2003 | 22:53
Compartilhar notícia


O governo assinará acordos de cooperação técnica com países africanos, durante a viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz, a partir deste sábado, para a África. "O objetivo é desenvolver e aprofundar as relações de cooperação, estreitando os laços de amizade entre o Brasil e os países africanos", afirmou o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Mattoso, que antecipou que, até o fim do ano, a instituição financeira pretende criar um departamento internacional.

Segundo Mattoso, que integrará a comitiva presidencial, os pactos a serem firmados envolvem as áreas de desenvolvimento urbano e comunitário, habitação popular, infra-estrutura de cidades, saneamento básico, resíduos sólidos, engenharia e trabalho técnico social, transferência de benefícios sociais, economia solidária e crédito popular.

Mattoso admitiu a possibilidade de a CEF abrir agências no exterior. Ele disse que, em todos os acordos a serem estabelecidos a partir de agora, a CEF terá papel fundamental na transferência de conhecimentos e consultoria técnica.

O presidente da CEF confirmou que Lula oferecerá R$ 500 milhões a cinco países do continente africano. Os recursos serão repassados até o fim do mandato, num entendimento de cooperação para reduzir dificuldades como o analfabetismo e carências na área de saúde. Neste sábado, o presidente da República embarca para São Tomé e Príncipe. Depois, seguirá para Angola, Moçambique, Namíbia e África do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;