Internacional Titulo
Reforma migratória está ameaçada no Senado americano
Da AFP
07/06/2007 | 17:08
Compartilhar notícia


A mais importante reforma migratória nos Estados Unidos, que legalizaria 12 milhões de imigrantes ilegais, esteve à beira do fracasso nesta quinta-feira, quando os republicanos se recusaram a votar um tempo limite para a discussão do projeto.

A reforma, uma das últimas esperanças do presidente George W. Bush de ter um sucesso interno importante em seu segundo mandato, se viu ameaçada quando os republicanos recusaram uma votação proposta pelo democrata Harry Reid para limitar o debate para a noite de quinta-feira, em uma tentativa de conseguir com que a medida saia do Senado.

Os republicanos argumentaram que um limite os privaria da possibilidade de propor emendas ao projeto. "O projeto está pronto, o projeto já foi", declarou Reid à imprensa, garantindo que o Senado precisa se concentrar em debates sobre uma reforma energética e o fim da guerra no Iraque.

O projeto, proposto no mês passado pela Casa Blanca, faria com que milhões de imigrantes ilegais pudessem superar esta condição com um sistema de pontos baseado em méritos, que também seria aplicado a futuros imigrantes, e implementaria um programa de trabalho temporário. A medida inclui também mais segurança nas fronteiras e sanções para aqueles que contratarem ilegais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;