Política Titulo
Saúde lança guias para ajudar identificação de acidentes de trabalho
Da Agência Brasil
27/04/2007 | 17:38
Compartilhar notícia


A cada ano, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem a vida em todo o mundo em acidentes de trabalho. No Brasil, de acordo com dados da Previdência Social, acontece um acidente de trabalho a cada três horas, ou seja, sete por dia. São 2.708 mortes e 491.711 acidentes de trabalho por ano. Para ajudar os médicos a identificar os acidentes de trabalho e tratar adequadamente as vítimas, o Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira seis Protocolos de Atenção à Saúde do Trabalhador.

São eles: acidentes de trabalho fatais, graves e com crianças e adolescentes; por exposição ao chumbo metálico; perda de audição por ruído; doenças causadas por exposição à poeira; doenças causas por exposição ao benzeno e doenças de pele ocupacionais.

De acordo com o coordenador da Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Antônio Perez, os guias vão dar subsídios aos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) para que eles identifiquem e registrem os acidentes de trabalho. Segundo Perez, ao identificar a doença causada pelo trabalho será possível também saber que problemas ambientais afetam determinado local de trabalho.

“Esse dano à saúde, ele primeiro atinge o trabalhador, mas se o problema do trabalho não for resolvido, não for sanado, ele vai atingir o meio ambiente e vai atingir a saúde de outras populações também, além dos trabalhadores”, alertou.

Uma questão que dificulta a realização de ações para diminuir os acidentes de trabalho no Brasil, segundo Perez, é a  falta de notificação. As estatísticas, segundo ele, cobrem apenas os casos segurados pela Previdência Social, o que representa apenas um terço da população economicamente ativa. “A maioria do atendimentos aos trabalhadores no SUS hoje não gera informações sobre a saúde do trabalhador”, disse Perez.

O coordenador defendeu que é preciso melhorar a capacitação dos profissionais de saúde pública para que eles possam relacionar os atendimentos que prestam com as condições de trabalho da população. “Muitas vezes, quando o cidadão procura o SUS, nem sempre é feita a relação entre o quadro de saúde que o cidadão apresenta com o seu trabalho. Essa é uma dificuldade”, apontou.

O lançamento dos seis Protocolos de Atenção à Saúde do Trabalhador marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, que será comemorado no sábado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;