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Excesso de ligações congestiona consulta ao 1º lote do IR
Do Diário OnLine
11/06/2004 | 19:27
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A exemplo do que ocorreu na quarta-feira, quando a consulta ao lote de restituições do Imposto de Renda de 2004 (ano base 2003) provocou lentidão nos acessos ao site de Internet, o excesso de ligações dificultou a consulta por telefone (0300-780-300) durante toda esta sexta-feira.

O Receitafone, sistema de atendimento automático, não funcionou conforme o esperado e o contribuinte que ligou para o 0300-78-0300 teve de recorrer aos atendentes. Segundo a Receita Federal, nesse tipo de atendimento personalizado a demora é maior e, como as ligações para o Receitafone são pagas, o custo para o contribuinte aumentou.

Cada contribuinte levava em média três minutos ao telefone para conseguir falar com a atendente, o que acabou por congestionar o sistema. A Receita explicou que o problema foi técnico e de responsabilidade da Embratel. O problema, no entanto, foi resolvido no final da tarde desta sexta-feira.

Para realizar a consulta, o contribuinte precisa ter em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). O custo da ligação é de R$ 0,30 por minuto, de telefone fixo, e R$ 0,77, de celular.

A lista do primeiro lote também está disponível desde a última terça-feira no site da Receita. Além do CPF, chegou a ser disponibilizada a consulta pela Internet por meio do número do recibo de entrega da declaração. No entanto, o novo sistema também causou congestionamento no acesso à página e acabou suspenso.




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