Internacional Titulo
Cientistas dizem ter provas de vírus da Aids vem dos chipanzés
Do Diário do Grande ABC
31/01/1999 | 20:42
Compartilhar notícia


Cientistas da Universidade de Alabama em Birmingham anunciaram ter provas de que o virus da Aids teve origem nos chimpanzés que em pelo menos três ocasioes contagiaram o ser humano. Um destes contágios deflagrou a epidemia que agora afeta 35 milhoes de pessoas no mundo inteiro. Os chimpanzés, provavelmente portadores do virus durante centenas de milhares de anos, aparentemente nao desenvolvem a doença, segundo os especialistas que anunciaram a descoberta que pode ser de importância fundamental para o desenvolvimento de uma vacina para combater a doença.

'Sim, compreendemos como o chimpanzé se sobrepôs à infecçao ao longo do tempo e isto pode ter implicaçoes na medicina humana``, declarou Kevin DeCock, especialista em Aids do Centro de Controle e Prevençao de Enfermidades, de Atlanta. Suspeitou-se durante muito tempo que a fonte eram os chimpanzés 'mas havia cabos soltos que impediam que se chegasse a essa conclusao', disse por sua vez a cientista Beatrice Hahn na abertura da Conferência sobre Retrovirus e Infecçoes Oportunistas. Segundo Beatrice, o contágio ocorreu quase com certeza na Africa equatorial ocidental, onde alguém matou um chimpanzé para comer.

O virus da Aids do chimpanzé, precursor do HIV, virus da imunodeficiência humana, é denominado SIVcpz. Até o momento foi isolado em apenas quatro oportunidades. O grupo do Alabama utilizou a técnica de análise molecular para estudar os quatro exemplares do virus. Descobriram que três deles eram geneticamente muito parecidos com o HIV. Os três exemplares eram de uma espécie de chimpanzé que vive nos Camaroes, Guiné Equatorial, Congo e República Centroafricana denominado Pan trogloditas trogloditas, uma das quatro subespécies de chimpanzé na Africa.

Entre os seres humanos há três importantes grupos do HIV, denominados ``M', ``N' e ``O'. O ``M' é a variedade que se propagou pelo mundo. O ``N' e o ``O' só sao encontrados na Africa centro ocidental. Os cientistas acreditam que cada grupo se originou em um contágio aparte do SIVcpz do chimpanzé ao ser humano. ``Chegamos à conclusao de que estas subespécies sao portadoras e transmissoras naturais do HIV-1``, o virus da Aids, declarou Hahn, cujo trabalho é publicado esta semana pela revista Nature.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;