Nacional Titulo
Resgatada balsa do fundo do Rio Pará
Do Diário do Grande ABC
07/03/2000 | 15:15
Compartilhar notícia


A balsa Miss Rondônia foi resgatada nesta terça-feira, por volta do meio-dia, do fundo do Rio Pará, em Barcarena. Segundo avaliaçao da Texaco, a embarcaçao emergiu carregada ainda com cerca de 200 mil litros de óleo. A operaçao envolveu 70 pessoas e teve início na madrugada, quando técnicos das companhias norte-americanas Smith American Inc., Caribean Oil e Spill Oil Response retiraram água dos tanques da balsa e injetaram ar nas duas câmaras de compensaçao para que ela flutuasse.

As 4h da manha, a proa da embarcaçao começou a ficar visível na superfície.

Após a conclusao do resgate, a balsa foi levada para o pier da área norte do porto de Vila do Conde, onde começou a ser vistoriada, à tarde, pelos técnicos da Secretaria Executiva Ciência Tecnologia e Meio Ambiente do Pará (Sectam), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Defesa Civil do Pará.

Eles vao verificar o estado da embarcaçao e acompanhar a retirada do restante do combustível. A Miss Rondônia nao tinha licença da Sectam para transportar combustível, mas apenas madeira. A Conama, empresa arrendatária da embarcaçao, ainda nao apresentou à Capitania dos Portos o projeto de modificaçao das características da balsa.

Um guincho de 19 toneladas, montado sobre a balsa Xingu, começou a puxar a Miss Rondônia do fundo ao mesmo tempo em que posicionava a embarcaçao num ângulo correto e seguro para evitar que ambas colidissem. A assessora de Imprensa da Texaco, Heloísa Marcondes, comemorou o sucesso da operaçao. "Foi tudo perfeito. A balsa saiu limpinha do fundo do rio, sem estar suja de óleo".

Ela criticou as notícias sobre o vazamento de óleo, classificando-as como "perigosas". E explicou que antes do resgate cerca de 88% do óleo já haviam sido retirados dos seis tanques da Miss Rondônia.

Heloísa disse que nao sabia ainda qual a quantidade de óleo que havia ficado na balsa resgatada, mas acreditava que o volume nao passaria de 200 mil litros. "Agora é que os técnicos vao começar a medir essa quantidade com maior precisao".

Criticando declaraçoes da química e especialista em poluiçao hídrica, Vera Nobre Braz, que afirmou ter o vazamento de óleo provocado contaminaçao e morte de seres marinhos dentro da barreira de contençao no fundo do rio, acrescentou: "eu gostaria que essa ambientalista visse a balsa flutuando acompanhada por um boto, que apareceu aqui nadando sem problemas".

Os jornalistas, mantidos a 150 metros de distância, por determinaçao da Capitania dos Portos, foram impedidos de tentar qualquer aproximaçao para documentar o resgate.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;