Esportes Titulo
Guga nao é mais o melhor tenista do mundo
Renata Turbiani
Especial para o Diário
16/07/2000 | 20:10
Compartilhar notícia


  O tenista brasileiro Gustavo Kuerten já nao é mais o número um do mundo. Neste domingo, ele foi ultrapassado pelo sueco Magnus Norman, que conquistou o Torneio de Baastad, na Suécia. Normam precisava da vitória para assumir a liderança da Corrida dos Campeoes da ATP (Associaçao dos Tenistas Profissionais).

O sueco derrotou, sem nenhuma dificuldade, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (8/6), seu compatriota Andreas Vicinguerra, a nova revelaçao do tênis daquele país. Todas as partidas do torneio foram disputadas em quadras de saibro, nas quais tanto Norman quanto Guga sao especialistas. No mesmo piso, Norman venceu o Torneio de Roma, quando derrotou Gustavo Kuerten.

Com a conquista do título, o sueco, que tinha 493 pontos, somou mais 35 na Corrida dos Campeoes, chegando aos 528 pontos no total. O suficiente para deixar Guga para trás no ranking.

Além de retomar o posto de melhor do mundo - o sueco havia perdido a liderança para Guga na decisao do Aberto da França, no início de junho deste ano -, Norman embolsou US$ 50 mil de prêmio.

O brasileiro, que soma 520 pontos, nao jogou nenhum torneio da ATP na última semana por estar participando da equipe brasileira de tênis, que foi derrotada pela Austrália nas semifinais da Copa Davis, perdendo todas as cinco partidas.

Guga ainda deveria ter disputado uma última partida contra a Austrália pela Copa Davis, mas desistiu por causa da eliminaçao da equipe no confronto. Seu substituto foi o tenista André Sá, que nao resistiu à superioridade do australiano Lleyton Hewitt e perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1 no quarto jogo entre os dois países. A outra partida do confronto foi entre o brasileiro Fernando Meligeni e o australiano Patrick Rafter.

Com esse resultado, a Austrália fechou em 5 a 0 o duelo contra o Brasil e agora espera o resultado entre Espanha e Estados Unidos para saber quem será seu adversário na grande decisao, que acontece em dezembro deste ano.

Apesar da derrota para a Austrália, o desempenho da equipe brasileira na Copa Davis deste ano já garantiu a participaçao do país no grupo especial para o próximo ano.

Agora, como número dois do mundo, Guga pode tentar voltar ao topo do ranking a partir do dia 24 deste mês, quando disputa o Torneio de Los Angeles, nos Estados Unidos. Por enquanto, o tenista vai passar alguns dias no Brasil se preparando para a disputa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;