Política Titulo
Bancada feminina quer mais espaço na Câmara
Da Agência Brasil
06/02/2003 | 12:34
Compartilhar notícia


Na nova legislatura, a bancada feminina no Congresso Nacional começa maior. O número de mulheres no parlamento cresceu 45%, passando de 35 para 53 congressistas - 43 na Câmara e 10 no Senado. Mas essa ampliação não garantiu às mulheres participação no comando da Câmara ou do Senado.

Na Câmara, dos partidos que tinham direito a ocupar um dos 12 cargos da Mesa Diretora, nenhum indicou representante da bancada feminina. Na avaliação da coordenadora da bancada feminina no Congresso Nacional, deputada Iara Bernardi (PT-SP), é preciso garantir mais espaço para a representação feminina, inclusive a indicação de mulheres para a eleição da próxima Mesa, daqui a dois anos.

Segundo Iara Bernardi, enquanto isso não acontece, a bancada feminina quer valorizar sua participação nas Comissões da Casa, para garantir a representatividade das mulheres brasileiras.

"Vamos conversar com as parlamentares sobre o fato de que elas não podem esquecer que representamos as mulheres brasileiras e que é grande a expectativa em relação ao nosso trabalho. Temos um número significativo de mulheres no parlamento, mas que ainda é pequeno e, por isto, temos que redobrar o nosso trabalho" , afirmou.

A deputada também contou que a bancada feminina já faz articulações para participação nas Comissões de maior interesse das mulheres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;