Política Titulo
Brasil deveria concentrar-se na AL e não na Alca, diz Lula
Das Agências
04/01/2002 | 15:14
Compartilhar notícia


Um país com a capacidade industrial do Brasil deveria concentrar-se em tomar iniciativas de união com os países da América Latina e não esperar pela Área de Livre Comércio das Américas (Alca), afirmou o dirigente socialista Luis Ignacio Lula da Silva, em artigo publicado nesta sexta-feira.

Líder em todas as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de outubro deste ano, o presidente honorário do Partido dos Trabalhadores escreveu no jornal O Dia que a Alca é apenas um processo para "anexar" países pouco desenvolvidos à economia dos Estados Unidos.

"A Alca, como quer os Estados Unidos, é menos uma política de integração e mais uma política para anexar países com economias frágeis, pouca competitividade tecnológica e sem condições de competir de forma equilibrada", opinou.

O dirigente oposicionista brasileiro manteve recentemente reuniões com vários mandatários latino-americanos, que expressaram em princípio seu apoio a qualquer iniciativa de integração, desde que isso não represente prejuízos.

"O que escutei de Fidel Castro (Cuba), Alejandro Toledo (Peru) e Hugo Chávez (Venezuela) foi a vontade de participar em toda e qualquer política de integração, sem renunciar à soberania de seus países, de sua indústria, de sua agricultura e de seus serviços. Querem participar em uma integração em que o respeito e a igualdade de oportunidades sejam a marca", assinalou Lula.

Ainda para o dirigente, "o Mercosul precisa ser fortalecido e ampliado com a participação de outros países da América Latina, como enezuela, Peru e outros. Não pode significar uma integração eminentemente comercial. Tem de ser política, econômica, social e cultural".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;