Economia Titulo Em Mauá
Keiper cassa liminar para Volks retirar moldes
Paula Oliveira
Especial para o Diário
20/08/2016 | 07:17
Compartilhar notícia



A Keiper Metalls do Brasil, que fabricava bancos automotivos para a Volkswagen, conseguiu, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, suspender o direito da montadora de retomar seu ferramental na empresa que tem planta em Mauá.

“Hoje (ontem) estive em São Bernardo para conversar com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Após apresentarmos as condições dos trabalhadores da Keiper, conseguimos cassação da liminar que dava o direito à Volkswagen de retirar seus ferramentais”, informa o diretor administrativo do sindicato, Adilson Torres Santos, o Sapão.

Com a decisão, chegou ao fim a ‘barricada’ dos cerca de 100 operários, que permaneceram em frente à empresa por três dias. A vigília começou na quarta-feira, após a Volks ter conseguido na Justiça decisão que a permitia recuperar seus moldes.

Cerca de 85% do faturamento da Keiper provém da Volkswagen. Porém, no último ano, na tentativa de reajustar os valores dos bancos para a montadora, a fabricante atrasou a entrega dos produtos por diversas vezes e, ainda, forneceu volume menor do que o combinado.

Na quinta-feira, a Keiper afirmou ao sindicato que só tem verba para pagar os salários dos funcionários até o fim do mês. E emendou que não possui recursos para bancar as verbas rescisórias em eventual demissão em massa dos 950 funcionários. “Cada vez mais a gente fica apreensivo em relação ao que pode acontecer. Os funcionários continuam aguardando alguma resposta, tanto com uma retomada do contrato por parte da Volks quanto da Keiper, com a confirmação de que os funcionários terão seus direitos”, explica o diretor executivo do sindicato, Giovane Corrêa.

O gerente regional do Trabalho e Emprego em Santo André, Helcio Ceccheto Filho, enviou nesta semana e-mail solicitando conversa à montadora, mas não obteve resposta. “Estou tomando cuidado em relação à Volks porque ela demonstra que não quer conversar”, explica ele, que vai contatá-la novamente. Procurada, a montadora não se manifestou sobre a liminar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;