Memória Titulo
Sob a inspiração de Giovanni Breda
Ademir Medici
20/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O infografista Agostinho Fratini, do Diário, cria o logo da Semana São Bernardo 2016, mesclando aspectos do brasão do município com o busto de Giovanni Breda, busto localizado na segunda maior praça pública de São Bernardo, a Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção.

Começa a Semana São Bernardo 2016 porque, em festa, a cidade celebra mais um aniversário. Atravessamos a Via Anchieta, pelo km 22,5, seguindo pela Avenida João Firmino, antiga Estrada dos Alvarenga, em direção à Praça Giovanni Breda. O velho Giovanni (1884-1965) será o nosso inspirador, graças à orientação dos seus familiares, a partir de Cecília Breda Neves Erba.

Cecília nos cedeu muitas fotos familiares, inclusive a foto de Giovanni Breda que orientou o escultor J. Jerez a confeccionar, em 1974, o busto que se encontra na praça com o nome do nosso inspirador.

A Praça Giovanni Breda, também conhecida como ‘Área Verde’, é referencial. Podemos dizer que o logradouro liga o presente ao passado, em várias direções: de um lado, o caminho para o Alvarengas, um dos lugares mais antigos do Grande ABC. Ali ficava o porto dos alvarengas, às margens do Rio Grande, um dos principais formadores da Represa Billings.

Em tempos imemoriais, o transporte fluvial – ensina o historiador Newton Ataliba Madsen Barbosa – era o modo mais prático de interligação entre São Bernardo (e o Grande ABC) com Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo.

Também da Praça Giovanni Breda sai a Linha Camargo. A vértice desta linha é a atual Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, a rua da FEI em direção a outro recanto antiquíssimo, Piraporinha, já em Diadema – onde se preserva uma rua chamada Jurubatuba.

Temos a Linha Jurubatuba, que passa pela Praça Giovanni Breda. É uma continuidade da central Rua Jurubatuba. Quando os beneditinos se instalaram em terras da Borda do Campo, também criaram a Fazenda Jurubatuba, nesta região agora abordada pela Semana São Bernardo.

Memória já relacionou todas as famílias de origem italiana que tiveram seus lotes coloniais ao longo da Linha Jurubatuba, entre as quais os Breda do nosso inspirador Giovanni.

É no subsolo da Praça Giovanni Breda e/ou da antiga Linha Jurubatuba que a natureza formou cinco nascentes importantes, três delas afluentes do Ribeirão dos Meninos, que já foi Ribeirão dos Couros:

1 – O Córrego das Palmeiras, hoje Assunção, escondido pela passagem da João Firmino e que cruza o terreno do Pronto-Socorro Municipal e da Coop, na Rua Joaquim Nabuco;

2 – O Córrego dos Lima, que desce pela Avenida Robert Kennedy, passa pelo terreno da Scania e chega à Rua Jurubatuba;

3 – O Córrego Borda do Campo, que leva este nome por atingir a sede da antiga Fazenda São Bernardo, dos monges beneditinos, prestes a completar três séculos de fundação.

A quarta nascente importante é a do Córrego Jurubatuba, um dos formadores do atual Ribeirão dos Couros, este nascido em Diadema.

A quinta nascente, a nascente do Ribeirão dos Alvarenga, é a que corre em sentido contrário: um dos formadores da Represa Billings depois de cortar a Rodovia dos Imigrantes.

Então é isso. Como vocês perceberam, Memória percorre um local historicamente importante da aniversariante São Bernardo. Teremos muito a contar, repetimos, sob a inspiração do velho Giovanni.

GLOSSÁRIO

Alvarengas: embarcação, saveiro, batelão.

Jurubatuba, o mesmo que jeribatiba ou jerivá. Jurubatuba significa ‘Terra dos Jerivás’; jerivá, uma das espécies de palmeiras que foi abundante no entorno do Rio Pinheiros em São Paulo, também conhecido como Rio Jurubatuba.

Em 20 de agosto de...

1891 – Pedro Dell’Antonia nasce na Vila de São Bernardo. Foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Santo André.

1916 – A Vila de São Bernardo realiza solene festa em honra ao seu padroeiro: alvorada pela banda de música local, missa cantada, leilão de prendas, procissão e fogos de artifício.

n Futebol. Em Ribeirão Pires, amistoso entre o primeiro quadro do Ribeirão Pires FC e o extra do Palmeiras FC, que nada tem a ver com a atual SE Palmeiras.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: os franceses ocupam totalmente Fleury e seus arredores.

1931 – Professora Therezinha do Menino Jesus Cintra nasce em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo. Inventariante da Vila São José, em São Bernardo, e zeladora da sua história.

1976 – Jornalista José Louzeiro, ex-Diário, lança o livro Aracelli meu amor.

1991 – Serviço de telefonia móvel celular inaugurado em Brasília.

Municípios Paulistas

Além de São Bernardo, celebram aniversário neste

20 de agosto no Estado de São Paulo as cidades de Tambaú e Rincão.

São Bernardo recuperou sua autonomia em 1944, separando-se de Santo André e sendo instalado em 1º-1-1945.

Tambaú. Elevado a município em 20 de agosto de 1898, quando se separa de Casa Branca.

Rincão tornou-se município em 1948, sendo instalado em 1-1- 1949, quando se separou de Araraquara.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 20 de agosto: Assis Chateaubriand (Paraná), Barra de Santo Antônio (Alagoas),

Catalão (Goiás), Ibiquera (Bahia), Lavras da Mangabeira (Ceará),

Muricilândia (Tocantins), Palmeira dos Índios (Alagoas),

Santo Antonio da Platina (Paraná), Sapucaia do Sul (Rio Grande do Sul) e União dos Palmares (Alagoas).

Hoje

Dia do Vizinho

Dia do Maçom

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 20 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6216

Manchete – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apura elevação de 2,24% no custo de vida

São Bernardo – Com muitos contrastes, a cidade celebra mais um aniversário.

n Suplemento especial circula com 64 páginas.

São Caetano – Começa inquérito policial contra a poluição no complexo industrial Matarazzo.

Comportamento – Vídeomania invade aos poucos as telas do Grande ABC.

Automobilismo – Nova cabina e novo motor na linha de caminhões Mercedes-Benz.

Polícia – Nova fuga de presos, agora em Ribeirão Pires: 15 detentos escapam da cadeia.

Santos do Dia

São Bernardo de Claraval, padroeiro da cidade de São Bernardo. Francês (1090-1153). Doutor da Igreja. Sua obra intelectual é imensa. Dois destaques: Tratado de Amor a Deus e Comentário ao Cântico dos Cânticos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Felisberto

Samuel

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet – www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

De segunda a sexta-feira, boletins do São Paulo de Todos os Tempos, com Geraldo Nunes. Em cinco horários: 5h, 8h, 13h, 17h e 22h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Em pauta, a Associação de Preservação, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires. Ao vivo, no estúdio, a representante da Apraespi Elizabeti Justi. Produção e apresentação: Luiz Carlos Gimenes. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. O Ciclo Getúlio Vargas, série iniciada no começo de agosto e que prosseguirá até o início de setembro. Pauta deste novo programa, como informa o jornalista Milton Parron, coordenador do Cedom (Centro de Documentação e Memória da Bandeirantes), produtor e apresentador do programa:

A volta de Getúlio ao poder, nos braços do povo, agora pelo voto popular.

O mar de lama que percorreu o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal.

As denúncias do jornalista Carlos Lacerda.

O suicídio de Getúlio Vargas.

Programa irá ao ar na madrugada deste domingo, depois da cobertura dos Jogos Olímpicos, com reprise às 5h da manhã e durante a semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;