Política Titulo
Fórum Trabalhista ganha nova sede em Sto.André
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
08/02/2008 | 08:42
Compartilhar notícia


Com 600 atendimentos diários – em média 156 mil ao ano – o Fórum Trabalhista de Santo André inaugura nesta sexta-feira, às 12h, a nova sede. O prédio, localizado na Rua Monte Casseros, 159, Centro, abrigará as quatro varas do município em um espaço amplo e moderno para garantir conforto à população, aos funcionários e aos advogados, além de agilizar a prestação de serviços.

Segundo a diretora do Fórum e juíza da 3ª vara, Silvana Louzada Lamattina Cecília, a mudança, prevista há cerca de um ano, atende às necessidades dos profissionais, “que trabalhavam de maneira precária desde 2004”, quando a 4ª vara foi criada para suprir a demanda da cidade. “Inauguramos a última vara provisoriamente, para dividir o serviço que estava acumulado. Mas chegamos no limite, não havia condições de ficarmos no espaço, era insuficiente.”

Cada vara recebe aproximadamente 100 pessoas por dia (somando 400 atendimento), além dos mais de 200 cidadãos que comparecem no Fórum diariamente para esclarecer dúvidas sobre ações trabalhistas ou participar de audiências. “O número de processos julgados e resolvidos somam 150 mensalmente”, especifica a juíza.

Na avaliação da magistrada, as novas instalações permitirão maior rapidez na resolução dos casos. “Já estamos totalmente informatizados, o que torna a Justiça do Trabalho mais rápida em relação aos outros Judiciários. Com a nova casa em ordem, certamente haverá melhora no atendimento e o jurisdicionado será o maior beneficiado”, considera.

Acomodações - A nova sede foi denominada Nelson Fereira de Souza em homenagem ao juiz que iniciou as atividades em 1953, chegando ao cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santo André e de São Paulo.

A localização do Fórum foi a principal preocupação da diretora. “Tivemos dificuldade de encontrar um local de fácil acesso aos advogados, cujos escritórios estão localizados por perto. Muitos profissionais foram contra a mudança para uma região afastada do Centro e como não havia tempo hábil para construir um prédio, a locação desta área foi adequada.”

Em cada andar funciona apenas uma vara para facilitar o atendimento e o arquivamento dos processos. “As salas de espera e de audiência são mais confortáveis, contamos com sanitários privativos nos gabinetes dos juízes, refeitório e auditório para eventuais palestras ou cursos”, detalha.

Nos dois primeiros pisos estão instaladas as salas de mandados e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Mas a juíza antecipa que o tribunal pretende expandir ainda mais a sede criando uma central de precatórios, para atendimento exclusivo deste tipo de caso.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;