Internacional Titulo
Tigre branco nasce em parque na Espanha
Da AFP
11/08/2004 | 15:57
Compartilhar notícia


Um tigre branco sem listras e com olhos azuis nasceu em um parque para animais selvagens no Sul da Espanha, informou seu diretor, Serafin Domenech, que batizou o animal como Ártico. No mundo todo existem apenas 20 desses animais.

O pêlo branco sem listras do tigre é resultado de uma anomalia genética, que causa também uma grande fragilidade gástrica, motivo pelo qual ele sendo alimentado com iogurte enriquecido.

"Como não metaboliza o que come, depende de complexos vitamínicos, glicose, que serão postos em iogurtes naturais com elementos ativos para potencializar a atividade da flora bacteriana", explicou o diretor do parque El Arca de Noé, que fica em Benimantell, perto de Alicante. "O iogurte é para toda vida", declara Domenech, entrevistado pelo telefone, acrescentando que o animal não é albino, pois seus olhos não são vermelhos.

O parque esperou Ártico completar três meses, superando o período mais crítico para sua sobrevivência, para divulgar seu nascimento. "Pesa cerca de nove quilos, o que é pouco para sua idade, teria que pesar uns 16", avalia Domenech. "Sua irmã Sibéria, da mesma ninhada, com quem convive, é muito maior", ressalta.

Se continuar sendo alimentado corretamente, Ártico pode levar uma vida normal de um tigre bengala, como eram seus pais, com uma esperança de vida de 20 anos.

Sua singularidade física, que na natureza seria um obstáculo, já que seria facilmente localizável por sua presas, também deve complicar sua vida em cativeiro, admite Domenech. "Quando os animais selvagens vêem que outro é diferente, muitas vezes vão em cima dele para matá-lo, até mesmo sua mãe", relata o diretor do El Arca de Noé.

Para evitar que Àrtico seja condenado à solidão, o parque pretende trazer outro animal frágil para lhe fazer companhia. A principal candidata é uma fêmea que teve a coluna operada e se move com dificuldade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;