Internacional Titulo
Líderes da UE querem acordo com Mercosul
Da EFE
12/12/2003 | 13:51
Compartilhar notícia


Os chefes de Estado e de Governo europeus enviaram, nesta sexta-feira, uma mensagem de apoio às negociações da Associação entre a União Européia (UE) e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), na qual pedem para que este processo seja concluído "o mais rápido possível".

Pela primeira vez, os líderes da UE falaram sobre o fim deste processo de negociação com os quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) e expressaram sua satisfação com o "impulso dado recentemente" por ambas as partes.

A manifestação dos líderes está destacada no texto que reúne as conclusões da cúpula realizada nesta sexta-feira, em Bruxelas, no qual ainda as autoridades parabenizam a conclusão dos Acordos de Diálogo Político e Cooperação da UE com a Comunidade Andina de Nações (CAN) e com os países centro-americanos.

Ambos os acordos serão assinados em Roma na próxima segunda-feira, dia 15, numa cerimônia na qual é prevista a presença dos chanceleres andinos e centro-americanos.

"Esses avanços e o diálogo político recém-iniciado entre a UE e a Organização dos Estados Americanos (OEA) são manifestações concretas da atenção que a UE continua dando à América Latina e ao Caribe e da vontade de se fortalecer as relações biregionais", afirmam as mesmas conclusões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;