Esportes Titulo
Ana Marcela fatura Circuito Aquático
Por Carlos Tadeu
Especial para o Diário
10/04/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Fernando Nonato /DGABC


A baiana Ana Marcela Cunha, 19 anos, vencedora da Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro, na semana passada, foi o grande nome do Circuito Aquático Sabesp, realizado ontem, no Parque Estoril, em São Bernardo, com provas de canoagem, vela, além de natação (maratona aquática), válidas pela primeira etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas. O evento teve apoio da Sabesp, Federação Aquática Paulista, Prefeitura de São Bernardo e Diário.

Ana Marcela venceu as duas provas que disputou: média (2,4 quilômetros) e curta distância (um quilômetro). "Foi importante competir porque estou me preparando para a Maratona de Xangai, na China, que acontece em julho e é seletiva para a Olimpíada (de Londres)", declarou a campeã.

Priscila de Oliveira Ribeiro venceu a prova de longa distância (4,8 quilômetros). Poliana Okimoto, que havia confirmado presença no Circuito Aquático, não apareceu para competir.

No masculino, Gustavo Lourenço, 23 anos, de Rio Preto - especialista em competições na piscina, nos 200 metros borboleta (prova em que foi campeão nos Jogos Abertos de 2010) -, foi o mais rápido na longa distância. Na média, Felipe Junqueira Franco, 17 anos, foi o campeão. Victor Hugo Colonese venceu a prova curta.

A diretora comercial do Diário, Patricia Brumatti, destacou a importância do Circuito Aquático Sabesp. "Apoiar um evento como esse mostra o quanto o Diário do Grande ABC está ao lado dos principais acontecimentos esportivos da região. Indiscutivelmente, também precisamos do apoio dos órgãos competentes e das empresas privadas para realizarmos um trabalho como esse, que é de cidadania, já que incentivamos muitos atletas iniciantes a praticarem esporte. Quem sabe sai de um evento como esse futuros atletas de elite do nosso País", disse.

"Para a Sabesp, além do aspecto social, é muito gratificante realizarmos esse evento em uma área nossa de proteção de manancial", festejou Claudionor Gabas, assessor da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

"Colocamos aqui a abertura do campeonato porque o local reúne boas condições, além da água ser de boa qualidade", afirmou Miguel Carlos Cagnoni, presidente da Federação Aquática Paulista.

 

Sestaro é o melhor na canoagem

A Classe 1 (Oceânica), principal da canoagem, teve Jeferson Sestaro como vencedor, seguido de Murilo Martinho e Jader Vaz Zeferino.

No feminino, na categoria Open, Suzete Villela, 49 anos, que conquistou quatro importantes títulos em 2010 - Brasileiro, Copa Brasil, Copa São Paulo e Campeonato Paulista -, foi a campeã. Fernanda Oliveira terminou em segundo.

Na Classe Turismo, para menores de 18 anos, Mike Perez da Silva ficou com o título. João Eduardo Alves Junior chegou em segundo, seguido de Renato Tameirao.

Na K-1 Escola, competição para iniciantes, que usam barcos de velocidade, em um estágio antes da classe olímpica, Silas Sales Rozalino venceu entre os maiores de 18 anos. No feminino, o título ficou com Adriana Gonçalves. Gabriela Muniz foi a vencedora entre as menores de 18 anos.

José Luiz Ferrarezi, secretário de Esportes de São Bernardo, salientou a satisfação em ver uma competição de canoagem realizada no Parque Estoril.

"Queremos transformar a região em referência. Por isso, quando organizamos, precisamos fazer bem feito. Esse evento é uma das ações para alcançarmos o nosso objetivo. Vale destacar que a Seleção Brasileira Feminina de Canoagem, que vai disputar o Pan-Americano, já treina aqui", declarou Ferrarezi.

 

Classe Openbic, de vela, terá Mundial na França em agosto

As disputas da vela também agitaram o Circuito Aquático. A Classe Openbic, uma das principais e que terá um Campeonato Mundial, em agosto, na França, foi dominada por atletas da Praia Grande. Leandro Moreira foi o campeão no masculino. Henrique Mariano terminou na segunda posição. No feminino, Natália Barbosa ficou com o título.

Na Optimist, para iniciantes, Vitor Sudbrack (Praia Grande) faturou o primeiro lugar, seguido de André Luiz Oliveira (Mairiporã) e de Luciano Vieira (Praia Grande).

Na Classe Fin, o título ficou com a dupla Paula e Valter. Na Dingue, José Marcos e Andrei (Praia Grande) ficaram em primeiro. David e Tiago (Santos) terminaram em segundo lugar. A terceira colocação foi conquistada por Jeferson e Valter (Mairiporã).

No feminino, Tais e Mônica (Praia Grande) chegaram na frente. Na Classe Holder, o título ficou com Yuri e Luis (Praia Grande).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;