Internacional Titulo
Observatório espacial FUSE busca origem do Big Bang
Do Diário do Grande ABC
23/06/1999 | 15:15
Compartilhar notícia


Um novo observatório espacial, o FUSE, será lançado esta quinta-feira para tentar captar os primeiros minutos do Big-Bang, a gigantesca explosao que deu origem ao universo.

Os quatro telescópios do FUSE (Far Ultraviolet Spectroscopic Explorer) realizarao, durante três anos, uma imersao alucinante de três bilhoes de anos-luz no espaço para estudar a mais antigas relíquias, que remontam ao nascimento do cosmos.

Ao apresentar a missao, o professor Kenneth Sembach, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland), um dos pesquisadores envolvidos, afirmou que as duas grandes questoes que o observatório de 1.350 quilos deverá responder sao: ``compreendemos verdadeiramente as origens do Universo e compreendemos como as galáxias evoluem?'.

O FUSE, que será colocado em órbita circular por um foguete Delta II a 768 km de altitude, estudará sobretudo a distribuiçao entre o hidrogênio e o deutério ou ``hidrogênio pesado', um elemento criado no momento do Big-Bang.

Ao examinar os vestígios do surgimento do universo, os astrônomos esperam entender melhor o processo de formaçao e evoluçao das estrelas e de nosso sistema solar. Os cientistas esperam também entender como foram criados e se dividiram no cosmos os elementos primordiais de sua composiçao.

``Achamos que o deutério se destrói a medida em que as estrelas envelhecem', disse em uma entrevista coletiva o pesquisador da NASA, professor George Sonneborn.

O obsertatório também dará uma imagem detalhada da imensa estrutura da qual a Via Láctea faz parte.

``Determinar a distribuiçao do deutério na Via Láctea nos permitirá compreender melhor a forma como os elementos (deste conjunto) se misturam, dividem e destróem', destacou o professor Sonneborn.

``O fato de o FUSE poder realizar suas observaçoes em ultravioleta, algo que os outros observatórios nao podem fazer, nos permitirá verificar de forma excepcional como circulam no interior das galáxias o deutério e os outros elementos', declarou, por sua vez, o professor Sembach. Segundo ele, estas informaçoes poderiam por a prova a teoria do Big Bang.

Determinar o movimento dos diferentes elementos no interior das galáxias também permitirá, segundo os pesquisadores, examinar sua influência na evoluçao destes conjuntos de estrelas.

Os cientistas se concentrarao na composiçao das nuvens de gás interestrelares, origem de estrelas e planetas.

Por último, também serao alvo do telescópio vários objetos celestes, como restos de supernovas - as gigantescas estrelas que explodem -, quasares, planetas e cometas.

A FUSE, uma missao de 200 milhoes de dólares, é um empreendimento conjunto da NASA, do Centro Nacional Francês de Estudos Espaciais (CNES) e da Agência Espacial Canadense. A parte científica foi confiada à Universidade Johns Hopkins.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;