Internacional Titulo
Partidários prestam solidariedade a Pinochet
Do Diário OnLine
Com Agências
30/01/2001 | 14:51
Compartilhar notícia


Dezenas de partidários do general Augusto Pinochet se reuniram em frente sua casa de campo em Los Boldos, a 140 quilômetros de Santiago, onde o ex-ditador descansa, para prestar-lhe solidariedade. Eles estavam em um ônibus fretado pela Fundação Augusto Pinochet.

Nesta terça, o juiz Juan Guzmán disse que as enfermidades físicas que afetam o general não impedem seu julgamento no processo em que é acusado de 75 assassinatos e seqüestros de opositores, em 1973. Guzmán responsabilizou o ex-ditador pelos crimes praticados pela chamada ‘caravana da morte’, uma missão militar enviada por Pinochet a várias cidades para agilizar os julgamentos de dissidentes.

Pinochet, de 85 anos, tem diabetes e sofre de uma demência de origem vascular. Depois do resultado dos exames médicos, o juiz Guzmán entendeu que o ex-ditador podia ser processado e preso. O comandante do Exército, general Ricardo Izurieta, embora não opinando sobre o assunto, manifestou preocupação com o estado de saúde de Pinochet. Ele deve cumprir a prisão domiciliar em Santiago, segundo decisão do juiz Guzmán.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;