Internacional Titulo
Cientistas desenvolvem substância capaz de destruir antraz
Das Agências
31/10/2001 | 13:31
Compartilhar notícia


Uma equipe de cientistas austríacos anunciou nesta quarta-feira, em Viena, que conseguiram desenvolver uma substância capaz de destruir em segundos a bactéria que causa o antraz. A descoberta poderá revolucionar a luta contra o bioterrorismo.

"Atuando como um desinfetante, a substância pode ser pulverizada em envelopes, superfícies, na pele e inclusive no nariz", disse Apostolos Georgopolus, do departamento de química do Hospital Geral de Viena. Ele afirmou ainda que os esporos de antraz são eliminados em segundos. Georgopolus disse também que esta substância não tem efeitos colaterais para o ser ser humano.

Se passar nos testes das autoridades sanitárias austríacas, o spray pode revolucionar o tratamento das substâncias suspeitas encontradas em todo o mundo.

Desde que o primeiro caso foi confirmado na Flórida (EUA) no início de outubro, qualquer pó suspeito significa a evacuação de edifícios inteiros. De acordo com Georgopolus, o novo spray poderá evitar isso, pois pode descontaminar uma sala sem afetar o restante do imóvel.

Segundo Georgopolos, a nova substância foi utilizada como desinfetante durante alguns meses no Hospital Geral de Viena. Há uma semana, os médicos decidiram comprovar sua eficácia contra a bactéria do antraz.

"Descobrimos que na prática é muito fácil de manejar e que funciona muito bem com o antraz, só é preciso borrifar na superfície ou no envelope e pronto. Pode inclusive ser borrifada na pele ou no nariz", disse o cientista que desenvolveu a substância.

De acordo com o representante da agência sanitária estatal austríaca, Martin Glier, as autoridades estão realizando provas para ver se pode ser comercializada para tratar os casos de antraz. "Estamos fazendo tudo o que podemos para acelerar o processo", disse ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;